Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Recuperando partições deletadas

-->
Há um tempo atrás tive um sério problema, ao tentar formatar meu hd e instalar o windows, acabei sem querer deletando minha partição onde estavam todos os meus dados importantes, nem preciso dizer que fiquei desesperado, mas nada que um pouco de conhecimento e um bom software não pudessem resolver, o que fiz então, usei um software chamado testdisk para recuperar a partição deletada.
Antes de mostrar como eu fiz isso, vou explicar melhor alguns pontos chave, já que talvez quem esteja lendo esse texto não seja nenhum perito em informática, então é necessário saber algumas coisas para que se possa usar o software sem problemas.

O HD

Todos devem conhecer o bom e velho HD (Hard Disk):

image

Agora vemos suas p artes internas:
image

Bem, isso é só uma elucidação básica, se quiser saber mais detalhes, veja este artigo o InfoWester.
Bom, mas o que precisamos saber aqui é como o TestDisk trabalha, basicamente ele recupera a tabela de partição que foi deletada (apagada) do HD.
É na tabela de partição que ficam os endereços das partições no seu hd, é por meio dessa tabela que o Windows, ou o Linux, sabe onde ele deve ir para encontrar sua partição, é por meio dela que seu sistema operacional sabe que você tem duas, três ou quatro partições no disco. Assim também o sistema sabe que a partição D: é maior que a partição C:. Espero que essa parte tenha ficado clara, não quero entrar em detalhes muito técnicos.

Agora que falei o básico, vamos ao programa TestDisk recuperar nossa partição.

MAS ATENÇÃO, ISSO SÓ FUNCIONARÁ PARA O CASO EM QUE VOCÊ TENHA SOMENTE DELETADO A PARTIÇÃO, E NÃO A TENHA FORMATADO.


Um caso típico onde isso pode acontecer é quando você vai instalar o sistema operacional, vamos supor o Windows, seu HD já está divido em duas partições, vamos melhorar, talvez você esteja reinstalando o windows, vai fazer tudo do zero preferindo formatar, então você coloca o cd do windows, espera, seque todas as telas e quando chega na parte em que ele lista as partições, você acidentalmente remove além da partição onde já tinha o windows ou outro sistema operacional, a partição onde estão todos os seus dados.

Vou mostrar duas maneiras diferentes de se fazer isso isso, uma é através do próprio windows.
Primeiro baixe o TestDisk.
Na página do projeto tem o TestDisk para outras plataformas, essa que estamos baixando é para Windows NT ou superior.
Agora descompacte o arquivo em um local da sua preferência.
Acesse a pasta descompactad e navegue até a pasta chamada "win" e clique no arquivo testdisk_win.exe, abrirá uma tela semelhante a esta:

ScreenShot001

Usa as setas do teclado para navegar entre as opções. Selecione "No Log" e aperte ENTER.

ScreenShot002
Veja que agora vemos os hds sendo listados, selecione o hd do qual você tenha deletado a partição, veja que "Proceed" está selecionado, aperte ENTER.

ScreenShot003
Deixe selecionado "Intel", já que você está usando um PC, aperte ENTER.
ScreenShot004

Deixe como está acima e aperte enter.

ScreenShot005

No meu caso ele está listando as partições que encontrou no meu hd de 80 Gb.Deixe selecionado "Quick Search" e aperte ENTER.

ScreenShot006

Ao apertar "Quick Search" ele fará uma busca para encontrar as entradas que foram deletadas da tabela de partição, mostrando as em seguida, aperte ENTER.

ScreenShot007

Agora na próxima tela selecione "Write", e aperte enter, a tabela de partição será gravada, ao reiniciar o computador, certamente você verá a partição recuperada através do windows.

Outra opção também é utilizar um programa chamado R-Studio, não testei, por isso fica por sua conta e risco, é uma versão trial, dura 30 dias, mas creio ser mais fácil de lidar do que o TestDisk.
Agora vou mostrar como recuperar a partição atravês de um cd do linux, isso vale para quando os métodos acima não possam ser realizados.

Para isso usarei como exemplo o SystemRescue, é livecd baseado no linux com diversas ferramentas que auxiliam muito Administradores de Rede.
Neste caso, baixe o SystemRescue no site indicado, grave um cd, coloque no drive, o computador tem que está configurado para dar boot pelo cd, essa configuração em feita no BIOS, espere pelo boot e carregamento total do sistema, depois disso ele vai cair no prompt de root, onde se pode digitar comandos, basta digitar:
testdisk
Então siga os exemplos que já foram dados acima.
Espera que este artigo tenha sido útil, qualquer erro favor me informarem nos comentários.


Update

Se desejar suporte pessoal e pago para alguma questão nesse artigo, clique aqui.




Artigos relacionados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.