Recuperando partições deletadas

-->
Há um tempo atrás tive um sério problema, ao tentar formatar meu hd e instalar o windows, acabei sem querer deletando minha partição onde estavam todos os meus dados importantes, nem preciso dizer que fiquei desesperado, mas nada que um pouco de conhecimento e um bom software não pudessem resolver, o que fiz então, usei um software chamado testdisk para recuperar a partição deletada.
Antes de mostrar como eu fiz isso, vou explicar melhor alguns pontos chave, já que talvez quem esteja lendo esse texto não seja nenhum perito em informática, então é necessário saber algumas coisas para que se possa usar o software sem problemas.

O HD

Todos devem conhecer o bom e velho HD (Hard Disk):

image

Agora vemos suas p artes internas:
image

Bem, isso é só uma elucidação básica, se quiser saber mais detalhes, veja este artigo o InfoWester.
Bom, mas o que precisamos saber aqui é como o TestDisk trabalha, basicamente ele recupera a tabela de partição que foi deletada (apagada) do HD.
É na tabela de partição que ficam os endereços das partições no seu hd, é por meio dessa tabela que o Windows, ou o Linux, sabe onde ele deve ir para encontrar sua partição, é por meio dela que seu sistema operacional sabe que você tem duas, três ou quatro partições no disco. Assim também o sistema sabe que a partição D: é maior que a partição C:. Espero que essa parte tenha ficado clara, não quero entrar em detalhes muito técnicos.

Agora que falei o básico, vamos ao programa TestDisk recuperar nossa partição.

MAS ATENÇÃO, ISSO SÓ FUNCIONARÁ PARA O CASO EM QUE VOCÊ TENHA SOMENTE DELETADO A PARTIÇÃO, E NÃO A TENHA FORMATADO.


Um caso típico onde isso pode acontecer é quando você vai instalar o sistema operacional, vamos supor o Windows, seu HD já está divido em duas partições, vamos melhorar, talvez você esteja reinstalando o windows, vai fazer tudo do zero preferindo formatar, então você coloca o cd do windows, espera, seque todas as telas e quando chega na parte em que ele lista as partições, você acidentalmente remove além da partição onde já tinha o windows ou outro sistema operacional, a partição onde estão todos os seus dados.

Vou mostrar duas maneiras diferentes de se fazer isso isso, uma é através do próprio windows.
Primeiro baixe o TestDisk.
Na página do projeto tem o TestDisk para outras plataformas, essa que estamos baixando é para Windows NT ou superior.
Agora descompacte o arquivo em um local da sua preferência.
Acesse a pasta descompactad e navegue até a pasta chamada "win" e clique no arquivo testdisk_win.exe, abrirá uma tela semelhante a esta:

ScreenShot001

Usa as setas do teclado para navegar entre as opções. Selecione "No Log" e aperte ENTER.

ScreenShot002
Veja que agora vemos os hds sendo listados, selecione o hd do qual você tenha deletado a partição, veja que "Proceed" está selecionado, aperte ENTER.

ScreenShot003
Deixe selecionado "Intel", já que você está usando um PC, aperte ENTER.
ScreenShot004

Deixe como está acima e aperte enter.

ScreenShot005

No meu caso ele está listando as partições que encontrou no meu hd de 80 Gb.Deixe selecionado "Quick Search" e aperte ENTER.

ScreenShot006

Ao apertar "Quick Search" ele fará uma busca para encontrar as entradas que foram deletadas da tabela de partição, mostrando as em seguida, aperte ENTER.

ScreenShot007

Agora na próxima tela selecione "Write", e aperte enter, a tabela de partição será gravada, ao reiniciar o computador, certamente você verá a partição recuperada através do windows.

Outra opção também é utilizar um programa chamado R-Studio, não testei, por isso fica por sua conta e risco, é uma versão trial, dura 30 dias, mas creio ser mais fácil de lidar do que o TestDisk.
Agora vou mostrar como recuperar a partição atravês de um cd do linux, isso vale para quando os métodos acima não possam ser realizados.

Para isso usarei como exemplo o SystemRescue, é livecd baseado no linux com diversas ferramentas que auxiliam muito Administradores de Rede.
Neste caso, baixe o SystemRescue no site indicado, grave um cd, coloque no drive, o computador tem que está configurado para dar boot pelo cd, essa configuração em feita no BIOS, espere pelo boot e carregamento total do sistema, depois disso ele vai cair no prompt de root, onde se pode digitar comandos, basta digitar:
testdisk
Então siga os exemplos que já foram dados acima.
Espera que este artigo tenha sido útil, qualquer erro favor me informarem nos comentários.


Update

Se desejar suporte pessoal e pago para alguma questão nesse artigo, clique aqui.




Comentários

  1. Valeu Édipo
    Seu tutorial salvou meus arquivos. Parabéns pelo belo tutorial.
    Diogo
    Porto Alegre

    ResponderExcluir
  2. Parabens
    Muito util e bem esplicado....
    Salvei os meus dados :)
    Lisboa - Portugal

    ResponderExcluir
  3. nuito bom cara show de bola muito bem explicado showwwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  4. PARA MIM NÃO ADIANTOU PORQUE EXEMPLO O PROGRMA APÓS REINICIAR MOSTROU A PARTE ONDE ESTAVA SOBRANDO TIPO O HD ERA 160GB E ESTAVA OCUPADO COM 110. ENTÃO O QUE ESTAVA COM O ESPAÇO VAZIO QUE ERA 50GB, APARECEU APENAS ESSA PARTE OU SEJA SE ESTAVA VAZIO SEM MEUS ARQUIVOS NAO ADIANTOU E REFIZ E DEU DE NOVO DA MESMA FORMA

    ResponderExcluir
  5. Af! Mas como a pessoa vai baixar isso no Windows dela sendo que ela excluiu a partição e não tem como entrar em nenhum sistema operacional para executar o programa? Ps.: a partição com linux também foi excluida, mas ai diz que tem que executar o arquivo do windos mesmo. oO

    ResponderExcluir
  6. CARA PARABENS! TIVE O MESMO PROBLEMA E RESOLVI COM ESSE SEU TUTORIAL!
    VC É O CARA

    ResponderExcluir
  7. SIMPLISMENTE O MLEHOR TUTORIAL Q EU JA VI OTIMA EXPLICAÇÃO EM DETALHES Q É O Q O USUARIO LEIGO PRESISA PARA RECUPERAR SEUS DADOS PARABENS E CONTINUE SEMPE AJUDANDO O USUARIO POIS SÓ ASSIM DE MÃO DADAS PODEMOS CONSEGUIR IR MAIS A FRENTE DO MUNDO ABRAÇÃO .

    ResponderExcluir
  8. Usei o tutorial, o programa e funcionou tudo certinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns... Excelente tutorial, salvou minha vida. Obrigada xD

    P.S.: Site já nos favoritos xD

    ResponderExcluir
  10. Seu passo a passo ta perfeito!!
    Perdi todas minhas partições devido um mal-desligamento do micro, cheguei a pensar que não teria como recuperar meus preciosos dados, porém consegui resgatar tudo através do seu tutorial.

    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  11. Ave, Mestre !!!

    Te devo algumas cervejas pela recuperação dos dados que você me proporcionou.

    Excelente tutorial. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  12. valeu amigo seu tutorial e muito bom ele d+ valeu mano

    ResponderExcluir
  13. Primeiramente, parabéns e muito obrigado pelo seu tutorial! Com ele consegui recuperar a partição do windows do meu hd!

    Só que ainda tenho um problema, preciso de ajuda pra resolvê-lo.

    O Windows XP não está reconhecendo a outra partição do HD (D:), que está listada no testdisk.

    Refiz o procedimento pelo testdisk com o próprio Windows do HD, só que depois de dar o Write e reiniciar ele ainda não enxerga a partição D:
    O que eu poderia fazer?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado pelo comentário Lco,

    Bom, essa partição D: é ntfs certo, quando aparece no testdisk, ela está como ntfs?

    Pode tentar fazer o seguinte também, no windows xp, vá com o botão direito em Meu Computador, clique em Gerenciar, Acesse o Gerenciador de discos, está logo abaixo a esquerda, e veja como essa partição aparece nele, ai me fale para podermos continuar.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo! Funcionou!
    Meu caso foi: Acabei d Unsar o Drive Image para gerar imagem da partição de backup, não deu certo e usei ele para reverter a partição criada para o normal.

    ResponderExcluir
  16. VALEUZZZZZZZZZZZZZ ME SALVOU !!!

    BY KKND

    ResponderExcluir
  17. muinto execelente!!como diz uma conhecida minha.
    funcionou perfeito.parabens pelo tutorial vc salvou a patria

    ResponderExcluir
  18. CARA MUITO OBRIGADO, VOCÊ NÃO TEM NOÇÃO DE COMO SOU GRATO POR ESTE TUTORIAL. VALEU MESMO E PARABENS.

    ResponderExcluir
  19. Cara eu segui esse tuto, mas o meu hd não encontra as partições. O que posso ainda fazer.
    Eu apenas exclui a partição, não gravei nada no hd.

    ResponderExcluir
  20. Valeu, seu tutorial salvou minha pele, restaurei a partição sem nenhum problema parabens e obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
  21. Cara muito bom seu tutorial, ta de parabens, minha pergunta é consigo restaurar uma partição que foi deletada, porem está em Raid 0 com 4 Hds ?
    abraço

    ResponderExcluir
  22. Nossa sem palavras..trabalho com filmagem e edição de eventos, estava formatando e quase...se não fosse as tuas informações já era.Valeu mesmo.Muito obrigado.Um abraço.
    Gerson
    Taquara-Rio Grande do Sul
    studioproproducoes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus, não sei nem como te agradecer, cara, parabéns pelo tutorial. Eu utilizei o "testdisk" no windows mesmo e deu tudo certo, recuperei minha partição.
    Valeu, valeu, valeu....

    ResponderExcluir
  24. São em determinados momentos em que vemos o valor das pessoas, a solidariedade, o espirito de ajudaentre iguais.Seu post simplismente me tirou do inferno e me colocou no céu novamente,agradeer é menos que o mínimoa fazer, mesmo assim agradeço a esse post , recuperei uma hd inteira e me serviu de alerta de como temos que ter nosso principais arquivos em outros lugares também.
    Muito obrigado recomendarei esse blog a muitos amigos e estarei sempre lendo suas novas postagens.
    Junqueira - Rio Pardo
    nenorod@bol.com.br

    ResponderExcluir
  25. Simplesmente não tenho palavras para definir o quanto foi importante esse tutorial, muito obrigado mesmo, excelente.

    Alessandro Silva
    Alessandrofsilva@r7.com

    ResponderExcluir
  26. Não tem como ser diferente dos comentárioas acima citados.
    PARABÉNS pelo tutorial meu amigo, segui passo a passo os tópicos e o que eu ja considerava perdido simplesmente surgiu das "cinzas" novamente. Tive um HD externo deletado a partição primária eqto eu formatava o HD principal do PC, mas por um discuido meu, acabei deletando tb o HD de Backup; Sorte minha não te-lo formatado somente deletado a partição. Feito isso, a partição voltou e todos os dados no HD estão perfeitos. Agradeço pela ajuda e perfeito blog. Parabéns meu amigo, Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  27. PERFEITO, tinha deletado acidentalmente uma partição do Windows, e esse programa salvou minha pele!!!


    Abraço mestre!

    ResponderExcluir
  28. PARABENS PELAS DICAS FIZ TUDO COMO VC EXPLICOU ACIMA E DEU TUDO CERTINHO RECUPEREI O MEU HD DE 80 GB INTEIRINHO SEM COMRROMPER NADA ...VLW...

    ResponderExcluir
  29. Rapaiz!! q perrengue!!!

    Meu Deus, nem acredito que recuperei meus dados com um procedimento tão simples de fazer

    fui formatar meu PC e deixei meu HD externo de 500 GB com 80% cheio, plugado nele (ou seja, minha vida plugada no pc) deletei sem querer a partição, quando eu vi a perda q eu fiz, fiquei desesperado kkk

    demovi na hora o HD e instalei o windows pra entrar na net e quem sabe achar um milagre nela, e foi aí que me deparei com essa ajuda divina!!! kkkkkkkk

    a vc devo meus votos de muitos agradecimentos!! muito obrigado msmo, vc salvou a minha vida literalmente!! kkk

    ResponderExcluir
  30. Valeu anonimo, todos nos passamos por esse momento de desespero na vida. rsrs

    ResponderExcluir
  31. Felizmente tem gente igual vc...
    Ou estaria chorando até agora!!!!
    Valeu mesmo...
    Votos que 2011 venha repleto de saúde, paz, amor e bastante dinheiro no bolso.
    Márcia

    ResponderExcluir
  32. Desconfio que nasci pra fazer muitas coisas... exceto me meter a besta na área de informática "avançada"...
    Triste saber que vc fez tudo isso, com fotos e passo a passo e mesmo assim fui obrigada a levar meu HD externo pra o hospital, pois ele está em coma profundo e nem suspirou depois de ter feito tudo o que vc ensinou...
    Pela lei de Murphy isso tem que acontecer exatamente qdo não se tem dinheiro e toda tua vida está numa caixa preta (HD)...
    Paciência!!!
    Mesmo assim continuo agradecendo por existir gente assim como vc...
    Valeu Édipo..
    Abraço
    Márcia

    ResponderExcluir
  33. Que pena Marcia, mas infelizmente e assim mesmo, em alguns casos so levando em um centro especializado para recuperar dados.

    No mais, lembre-se sempre de fazer backup, servicos como SugarSync e Dropbox ajudam muito.

    ResponderExcluir
  34. Noossa, salvou meu emprego cara se nao tem noção
    fui passar chkdsk na makina de cliente e desconcentrado acabei ecluindo a partição.. valeu mesmo recupero até o windows

    ResponderExcluir
  35. CARA VOCÊ SALVOU MINHA VIDA, MUITO OBRIGADO PELA DICA.....

    ResponderExcluir
  36. Cara eu sei que vc ouviu muito isso mas vc salvou minha vida !!! o pc que eu deletei a partiçao era da minha namorada !!!! muito obrigado !!

    ResponderExcluir
  37. VALEU EDIPO, EXCELENTE O TUTORIAL. NÃO TEM COMO ERRAR - MUITO PRÁTICO, E O MELHOR AINDA: RÁPIDO E FUNCIONA. AGRADECIDO PELA AULA. SUCESSO.
    EDEANDRE, MINAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  38. DEUS SEJA LOUVADO ! MENINO VOCÊ É NOTA MÁXIMA !
    NÃO SEI COMO AGRADECER ! OBRIGADO , OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO OBRIGADO ...

    ResponderExcluir
  39. FENOMENAL, AGRADEÇOOO MUITOO , ACHEI QUE NÃO FOSSE MAIS CONSEGUIR RECUPERAR MEUS ARQUIVOS SEM GASTAR UMA GRANA , ESTA DE PARABÉNS , PASSO A PASSO SE SEMPRE MAIS FACIL ,RSRSRSR AGRADEÇO DE CORAÇÃOO ,,

    ResponderExcluir
  40. Deus te abençoe cara, voce me salvou, maldito estool da samsung deletou a partição de 2 discos meus. Fiquei apavorado, graças ao google e a voce, eu consegui recuperar :)

    ResponderExcluir
  41. Tive que voltar aqui e comentar!!

    O meu HD é particionado em 3 unidades. Uma para o sistema, uma para dados (d) e outra para arquivos de instalação/drivers/etc. (e).

    De repente, as unidades D e E sumiram!! Fiquei desesperado porque além de fotos importantes, minha tese de doutorado inteira estava na unidade D e eu não tinha um backup recente... Desesperei, xinguei, orei, acalmei e encontrei esse tutorial!

    Segui os passos um por um, o TestDisk encontrou as partições deletadas, reescreveu a tabela de partições e depois que reiniciei o PC, tudo tinha voltado ao normal! Muito obrigado!! \o/

    Assim que revi minhas particões, estipulei duas metas:

    1 - Vir aqui no site e agradecer para incentivar o uso do programa, principalmente por pessoas com problema semelhante ao meu.

    2 - Fazer urgente um backup das unidades!

    Mais uma vez, obrigado! :)

    ResponderExcluir
  42. QUASE PERDI 5 ANOS DA MINHA VIDA. QUER CASAR COMIGO?

    ResponderExcluir
  43. Rsrsrs, fico feliz que o tutorial tenha ajudado Marcilene.

    ResponderExcluir
  44. O lokooo meu
    Já tava ficando quase careca aki
    Vc salvou meus arquivos com esse tuto e o test disk
    Vlw msm !!!

    ResponderExcluir
  45. caraca velho... SALVOU A MINHA VIDAAAA!!! tinha apagado minha partição com aaaaaaanos de conteúdo musical... mais de 500gb de música! muito obrigado MEEEEESMO

    ResponderExcluir
  46. VAleu. Ontem tinha deletado 2 partições via DOS quando estava criando um pen drive de boot: 1 de 200g e outra de 100Gb. O programa localizou as partições, mas tá demorando pra fazer a varredura, pois o HD é de 1Tb. Obrigado!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  47. Meu amigo, me responda urgente não apareceu a partição que foi excluída, e sim só a principal? è o mesmo metodo?

    ResponderExcluir
  48. Michael, é para aparecer outras. Tente o procedimento novamente só para ter certeza e esteja atento as opções excluidas.

    ResponderExcluir
  49. Muito Obrigado!!! salvou minha vida e 3 teras de dados kkkk escapei de levar uma surra da minha mulher rs

    ResponderExcluir
  50. Estou com o seguinte problema;
    Sem querer eu exclui as partições do hd usando o linux, refiz outra partição e instalei o xp.
    Sendo que o sistema reservei pouca parte do hd, sobrando mais de 400gb, para tentar recuperar as partições.
    Como devo proceder, sendo que já foi instalado outro sistema?

    ResponderExcluir
  51. Anonimo, ai ficou bem dificil, se você tivesse so removido as partições seria bem mais fácil, agora que já instalou o xp a tabela mestre com o mapeamento das partições foi perdida de vez sendo sobreescrita pela do windows xp. O que você pode tentar fazer é usar algum software de recuperação de arquivos no windows, procure alguns pelo google e vá testando mas não é 100% que consiga recuperar tudo.

    ResponderExcluir
  52. Vlw... Funcionou mesmo... muito obrigado!

    ResponderExcluir
  53. CARACAS!!!!!
    FUNCIONOU!!!!! FIQUEI 3 NOITES SEM DORMIR!!!!

    Tú é o deus da recuperação cara!!!!!

    400GB de musicas 20% raríssimas! todas catalogadas e no meu acervo.... PQP!!! Aleluiaa!!!!

    VALEU! BRIGADUUUUUU

    ResponderExcluir
  54. Como faço pra recuperar arquivos de HD externo?
    Tem como utilizar o mac?

    Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  55. Rayane, basta conectar o hd no computador ou mac, funciona pra qualquer drive interno ou externo. Tem o testdisk pra mac também, de uma olhada no site do fabricante, os procedimentos são praticamente os mesmos.

    ResponderExcluir
  56. Caaara, valeu por postar esse tutorial. Eu nao sei o q tinha acontecido com a minha particao, tava dando tela azul, eu so conseguia entrar pelo modo de seguranca e uma particao nao aparecia mais. Segui as instrucoes, reiniciei e ele recuperou a particao.

    ResponderExcluir
  57. Valeu! cara pela dica do programa e pelo belo tutorial,funcionou perfeitamente!

    ResponderExcluir
  58. Muito bom! Parabéns pelo tutorial. Também consegui recuperar meu erro. Merece um elogio!!!

    ResponderExcluir
  59. koe mano se me ajudo mto vlws msm

    se eh mto foda!!! As mina pira e os mano agradece VLWSS

    ResponderExcluir
  60. Resolveu meu problema parabéns, recuperei a partição que continha 5 anos da minha vida registrada la.

    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. O melhor programa é Partition Wizard Home Edition, encontrado no CD LIVE Hirens boot 15.1.
    Muito facil e funcional, e o melhor de tudo, recupera a partição sem perder dados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  63. O melhor programa é Partition Wizard Home Edition, encontrado no CD LIVE Hirens boot 15.1.
    Muito facil e funcional, e o melhor de tudo, recupera a partição sem perder dados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  64. Parabéns e muito obrigado pelo seu tutorial! Com ele consegui recuperar a partição do windows do meu hd!!! obrigado amigo

    fabio ... sp..

    ResponderExcluir
  65. Muito obrigado, graças a Deus e a você com esse tutorial, consegui recuperar meus arquivos, muito obrigado... Muito bem feito esse tutorial...

    ResponderExcluir
  66. eu tenho um hd de 500g,q era dividido em 2 particoes "c e d"num belo dia a minha particao "d" sumiu,e onde estava todos os meu arquivos.usei todos os programas praticamente de recuperar particoes,mas nenhun encontra essa unidadee.o q fazer?

    ResponderExcluir
  67. Cara parabén....... o MELHOR tutorial q eu achei sobre o assunto.......

    ResponderExcluir
  68. 10,otima esplicação, otimo programa,tudo simples e sem enrrolação, funcionou perfeitamente

    ResponderExcluir
  69. Cara você é um gênio... funcionou perfeitamente. merece nota mil pelo tutorial... muito bom mesmo e bem simplificado... me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  70. Amigo, eu Deletei a partição do Meu HD ai quando eu liguei ele , o mesmo pediu para formatar no windows e eu formatei ... tem jeito de recuperar ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara depende, você formatou tudo, todo o hd como uma unica partição? Se sim o que aconselho você a fazer nesse caso é plugar o hd em outro computador e usar o programa para recuperar arquivos, se der muita sorte vai conseguir recuperar muitos arquivos que estavam em outra partição, ai você terá que ir testando diversos softwares para ver o que acontece. Se a formatação do windows tiver sido a comum vai dar sorte, porque ele não sobreescreveu os arquivos, apenas removeu a referencia a eles.

      Excluir
  71. Funcionou a primeria vez.
    eu tinha perdido a partição F. fiz tudo passo a passo e recuperei a F.. mas ... a partição E sumiu e agora não consigo recuperar por esse sistema...e agora? socooooro.

    ResponderExcluir
  72. Me salvou de perder TODOS os documentos do meu computador do trabalho!
    Muito obrigado, nota 10!

    ResponderExcluir
  73. Ja tinha utilizado varias outras ferramentas, mas nenhuma que recuperasse partições e era exatamente o que eu precisava, recuperei minhas partições e automaticamente recuperei meus dados...
    Meu amigo, voce me fez economizar MUITO DINHEIRO... na verdade eu nao pagaria para recuperar meus dados, então voce me salvou com algo impagavel...
    Vitor Mello

    ResponderExcluir
  74. Cara acabou de me devolver 1 TB de dados....

    hehehe.

    Muito bom o post.

    Abraço

    ResponderExcluir
  75. Usei o TEST DISK, segui o tutorial e resolvi meu problema. Mina partição com 700GB de arquivos gravados gravados está de volta sem perdas. Valeu!

    ResponderExcluir
  76. Ta e olha só,eu havia feito uma partição no HD,só que eu acabei excluindo essa partição e instalei novamente o SO que é W7 porém o meu HD é de 320 gb e ficou 160 gb para cada hd,porem quando eu instalei o SO o hd não voltou ao normal,como posso fazer para recuperar a partição que foi excluida e deixar o HD novamente com 320GB?

    ResponderExcluir
  77. Olá anônimo, se você apenas excluiu a partição e quer fazer ela voltar novamente so seguir o tutorial que passei no post, o test disk vai fazer a partição voltar ao normal, é para aparecer normalmente no windows, se você já tiver recuperado pelo test disk mas não apareceu ainda no windows talvez seja porque a partição está sem letra, no windows vai no menu iniciar, clica com botão direito em meu computador ou computador e vai aparecer uma opção de Gerenciar, clica nela e depois na janela que abrir procure pelo item de gerenciar discos, sua partição vai aparecer lá, so clicar com o botão direito nele e ir na opção para colocar uma letra.

    ResponderExcluir
  78. Simplesmente Perfeito! Foi a salvação!

    Você merece uma grade de cerveja... hehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually