Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Dual Office, Impressões


Recentemente fiz a instalação do Dual Office, efetuei o cadastro no site www.dual-softwares.com e baixei a imagem iso completa por torrent.
Claro que não quis arriscar, então fiz a instalação em uma máquina virtual, utilizei o vmware, para isso tive que criar uma maquina virtual de 10 Gygabytes, o mínimo para poder instalar todo o sistema era 8,5 Gb.Ressalto que a instalação completa demorou mais de uma hora no meu Atlhon 64X2 4000+ com 1Gb de ram e hd sata 2. O sistema possui um instalador chamado SSI que faz todo o processo de instalação sem perguntar nada. Nas imagens que posto abaixo, logo no final da instalação dá pra ver que é inegável a aparência com o Fedora.Detalhe, depois de 240 horas o programa fica pedindo serial, não testei para ver se ele desativa alguma função.





Primeiro Boot:


Minhas impressões.

Não gostei muito do sistema, é mais um para imitar a interface do windows, algo que nunca gostei em uma distribuição. Veja algumas imagens na tela do logon e depois:




A suíte office instalada é o BrOffice, não usei muito para ver se tinha outras funcionalidades.
Possui um painel de controle bem organizado, não tive como testar o beryl por estar em uma maquina virtual, quando eu tentei fazer isso, o X reiniciou. Não explorei muito, se vocês repararam em algumas imagens eu mudei o tema para o do windows vista, em uma das telas da para perceber que suas estrutura de pastas é diferente, existem alguns diretórios raiz, pelo visto para aplicações para windows 2000 e 98. É utilizado o Crossover para instalar aplicações, tentei instalar o office 2007 mas não obtive sucesso, vem com vários aplicativos, pelas imagens pode se perceber muita coisa.

Achei rápido por estar em uma maquina virtual, só não gostei por não vir com o mplayer como player de vídeo e sim o totem, mas pelo visto executa vários formatos multimídia.

Conclusão:

Achei interessante o sistema, principalmente por que parece ter um bom suporte por parte da empresa, lembrando que é preciso adiquirir um serial para se poder usa-lo plenamente.
Acho que não vai vingar entre os usuários domésticos, não gosto da ideia de ter que colocar serial em uma distribuição linux só para poder baixar atualizações.
Eu não usaria como sistema default na minha maquina, isso por causa da interface, mesmo que haja possibilidade de mudança, é um Gnome modificado para se parecer com o windows.
Utiliza o yum como instalador de pacotes, está ai minha suspeita que seja um remix do Fedora.
Mas vai aqui uma pergunta, como fica o licenciamento do Crossover e será que essa interface windows like não geraria problemas com a Microsoft?

Sinto não poder falar mais sobre o sistema, pois quis apenas testar para ver como era.
Se houver algum erro no post, por favor me reportem para que eu possa consertar.

Artigos relacionados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.