Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor



Eu tenho aqui um linksys WRT54G2 V1, o modelo abaixo:

infodepot.wikia.com


Estava encostado em um canto devido eu ter comprado um Netgear WNR1000.


Eis que preciso expandir minha rede wi-fi, assim com um roteador principal no meu quarto, queria deixar outro router na sala por exemplo e conectar algum outro computador por lá.


Mas o firmware que vem nesse router é uma negação e não permite transforma-lo em um repetidor, bridge ou o que for, então precisei instalar um firmware customizado provido pelo dd-wrt.com, a vantagem desse firmware é que ele expande as funções para o seu roteador, depois de instalado pude transformar meu roteador em um cliente, que no caso apenas pega o sinal do roteador principal e passa para as portas ethernets como se fosse um hub, existe outra configuração para transforma-lo em um repetido, fazendo assim com  que o sinal wi-fi fique disponível a uma maior distância.


Para entender melhor isso, visite esse endereço no fórum hardmod, que por sinal é excelente e cobre a instalação do firmware em diversos dispositivos.


Segui as dicas lá para poder configurar meu router como cliente e funciona muito bem.


Agora para instalar o firmware seguir esse tutorial no wiki do dd-wrt, foi rápido e fácil de fazer.


No site dd-wrt.com você pode pesquisar se há firmware para o seu modelo de router e ficar por dentro das atualizações, tenho um Netgear WNR1000 que o porte do firmware para ele ainda está em progresso, pretendo atualiza-lo também para expandir as funções.





Não coloquei um tutorial da minha parte aqui porque os links que passei já são bem explicativos e para cada modelo diferente há um wiki específico mostrando como fazer.


Enjoy.

Comentários

  1. Bridge com firmware original
    Coloca o cabo de rede em uma das entradas azuis(lan);
    Coloca um ip da tua rede local no campo lan;

    ResponderExcluir
  2. Meu vizinho compartilha a internet comigo porem estou sem cabo de rede pra colocar um repetidor aqui em casa, teria como fazer isso via wifi com esse mesmo roteador?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually