Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor



Eu tenho aqui um linksys WRT54G2 V1, o modelo abaixo:

infodepot.wikia.com


Estava encostado em um canto devido eu ter comprado um Netgear WNR1000.


Eis que preciso expandir minha rede wi-fi, assim com um roteador principal no meu quarto, queria deixar outro router na sala por exemplo e conectar algum outro computador por lá.


Mas o firmware que vem nesse router é uma negação e não permite transforma-lo em um repetidor, bridge ou o que for, então precisei instalar um firmware customizado provido pelo dd-wrt.com, a vantagem desse firmware é que ele expande as funções para o seu roteador, depois de instalado pude transformar meu roteador em um cliente, que no caso apenas pega o sinal do roteador principal e passa para as portas ethernets como se fosse um hub, existe outra configuração para transforma-lo em um repetido, fazendo assim com  que o sinal wi-fi fique disponível a uma maior distância.


Para entender melhor isso, visite esse endereço no fórum hardmod, que por sinal é excelente e cobre a instalação do firmware em diversos dispositivos.


Segui as dicas lá para poder configurar meu router como cliente e funciona muito bem.


Agora para instalar o firmware seguir esse tutorial no wiki do dd-wrt, foi rápido e fácil de fazer.


No site dd-wrt.com você pode pesquisar se há firmware para o seu modelo de router e ficar por dentro das atualizações, tenho um Netgear WNR1000 que o porte do firmware para ele ainda está em progresso, pretendo atualiza-lo também para expandir as funções.





Não coloquei um tutorial da minha parte aqui porque os links que passei já são bem explicativos e para cada modelo diferente há um wiki específico mostrando como fazer.


Enjoy.

Artigos relacionados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.