Baixe seus torrents no windows ou linux usando o Utorrent


Se você é como eu deve ter o windows e o linux em dual-boot e gosta de baixar torrents usando utorrent, um excelente cliente torrent. O grande problema que enfrentava é que quando usava o linux, na maior parte do tempo, ficava sem baixar meus torrents, pois o utorrent estava instalado no windows, então tive a idéia de rodar o utorrent no linux também e compartilhar os arquivos que estavam sendo baixados, assim por exemplo, quando eu saía do windows desativava o utorrent e ia para o linux e ativava o utorrent novamente pelo wine e assim continuava baixando. Segue abaixo um passo a passo que você pode seguir:

Baixe o utorrent em www.utorrent.com.
Agora instale o wine, no ubuntu vá em Aplicações->Adicionar/Remover..., digite wine, selecione o pacote e instale, no fedora eu acho mais simples, fácil e rápido digitar no terminal:

yum install wine*

Depois de tudo instalado execute o utorrent, basta dar dois cliques no executável que você baixou.
Pronto, na janela que abriu clique em Opções->Preferences:



Espero que tenha aberto a janela acima. Agora vamos indicar os diretórios em que o windows irá salvar os arquivos baixados, para que assim eles fiquem acessiveis ao windows.
Veja a imagem abaixo:



Repare que eu defini um diretorio diferente para um arquivo diferente, para chegar até a esse ponto, no lado esquerdo clique na guia "Directories".
Antes vamos criar a pasta onde ficaram armazenados os torrents. Neste caso eles terão que ficar na partição do windows, certifique-se que ela esteja com permissão de leitura e escrita.
Vá até a partição onde ficaram os dados e crie a pasta, no meu caso eu crei uma pasta chamada Torrents, dentro dela criei as pastas:

Baixando ->nesta pasta ficaram os arquivos que estão sendo baixados, no caso os que estão incompletos.

Completo -> nesta pasta ficaram os arquivos completos, ou seja, após o utorrent terminar de baixar o arquivo, ele o moverá para cá.

Arqtorrent -> nesta pasta criarei mais duas que são :
baixando -> nesta pasta ficará o arquivo .torrent, o utorrent guarda uma cópia de todos os arquivos .torrent que está baixando aqui.
finalizado -> depois de ter baixado o arquivo, o utorrent move o .torrent para está pasta, é bom para ter uma relação, assim você saberá com certeza que arquivos já baixou.

Dê uma olhada na imagem acima para entender melhor a estrutura dos diretórios.
Vamos voltar a janela que foi aberta e está sendo mostrada acima.
Agora em "Localização de Arquivos Baixados" marque "Novos downloads em", agora selecione o diretorio, conforme eu indiquei acima, onde o arquivo do torrent será salvo enquanto se está baixando. Marque a caixa "Mover downloads completos para" e selecione o diretório que criamos para guardar os arquivos completos.

Em "Location of .torrents" faça do mesmo jeito, repare na imagem acima.

PS: Lembre-se que eu estou fazendo isso por que quero ter flexibilidade para usar o utorrent tanto no windows quanto no linux, o diretório que é mostrado na imagem acima é a partição do windows que está montada no linux, por isso é preciso que ela esteja montada com permissão de leitura e escrita.

Viu como é fácil, agora quando você tiver que ir para o windows e quiser continuar baixando os torrents, instale o utorrent, em seguida vá na guia "Directories" e configure como fizemos acima, indicando para ele onde estão os diretórios, é claro que no windows o caminho mostrado será um pouco diferente, devido a estrutura de pastas.
Mas não pense que os torrents serão carregados automaticamente, o que você terá que fazer é adicionar os torrents novamente clicando em Arquivo->Adicionar torrent..., vá até a pasta onde os .torrent estão armazenados clique em um deles, aparecerá uma janela mostrando onde os arquivos serão salvos, verifique se está correto e clique em ok, agora se por exemplo você baixou parte de um arquivo, o utorrent neste momento irá verificar a consistência do arquivo, dependendo de quanto já tenha baixado vai demorar um pouco, após a verificação ele continuará a baixar o arquivo.

Agora se novamente você decidir voltar ao linux, inicie o utorrent, quando estiver no linux , na janela do utorrent clique no botão parar para que não se inicie o download do arquivo, clique com o botão direito no arquivo que está parado e vá em "Força Re-checagem", assim ele checará o arquivo novamente, isso por quê você já tinha baixado uma parte dele no windows e assim calculará o quanto já foi baixado, depois clique em "Iniciar" para o download continuar.

Espero que não tenha ficado muito difícil, é super simples, faço isso sempre, principalmente quando tenho que ficar algumas horas no windows e quero continuar baixando meus torrents.

Qualquer dúvida, não hesite, comente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually