Convertendo varias imagens em pdf no linux


Esses dias me deparei com um problema, converter várias imagens que eu tinha obtido scanneando um livro, para um único arquivo pdf, uma leve pesquisada no google e no br-linux havia a dica perfeita e simples. No ubuntu existe um utilitário chamado convert, é em linha de comando, mas não tenham medo do terminal, pois ele é uma verdadeira mão na roda, mas vamos aos passos.

Abram o terminal e navegue até a pagina onde estão as imagens que você deseja converter e faça como no exemplo abaixo digitando no terminal:

convert imagem1.jpg imagem2.jpg image3.jpg arquivo.pdf

É simples, primeiro vem o comando convert, em seguida as imagens a serem convertidas e por último o nome do arquivo que será gerado.

Mas vamos supor que você tenha umas vinte imagens para converter e todas elas seguem um padrão de nome, para simplificar o exemplo acima seria assim:

convert ima* arquivo.pdf

Assim todas as imagens que no nome comecem por ima iriam para o arquivo.pdf.

Comentários

  1. Bom dia.

    Esse comando "convert *.jpg arquivo.pdf" tem algum tipo de limitador? Acontece que tenho uma pasta com mais de 200 imagens .jpg, e o comando retorna "Finalizado", no terminal, mas não gera o arquivo .pdf!

    Fiz alguns testes com menos imagens (50, até 80), e funcionou beleza.

    Você sabe o que está acontecendo de errado?

    Muito obrigado e parabéns pelo post!

    Contato: unpack@msn.com

    ResponderExcluir
  2. Puxa vida! Era tudo o que eu precisava! Quando chegar em casa vou testar, já que no trabalho só tenho Windows... blaaarrrrrrrr Valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually