Internet, como tudo surgiu.


Primeiro vamos a definição:
O que é Internet?

Para quem é leigo no assunto pode parecer que a internet é aquilo que te possibilita ver o site da globo.com, ver os últimos posts no meiobit, consultar a conta no banco e outras coisas. Bem, é assim que todo mundo espera que a internet seja. Mas vamos a detalhes técnicos que exemplificaram como é a internet, como e quando surgiu e pra onde ela evoluirá, neste e em outros artigos analisaremos o impacto da internet na sociedade humana e o que ela nos reserva.

O que é?

Vamos a uma imagem, que nos mostrará como é a internet, é claro de uma forma simplista:
Em computação a internet se assemelha a imagem que você está vendo acima, representada assim de forma abstrata como uma nuvem, isso por que a internet é tão grande que se desconhece realmente todo o seu tamanho, para se ter uma idéia o Google recentemente afirmou ter indexado cerca de 1 trilhão de páginas na internet, é um número assombroso que não para de crescer.

Mas vamos a definição:

Internet - Uma rede de computadores mundial.

Simples não, na verdade o conceito é simples, mas na verdade a internet é mais complexa do que se imagina, assim como uma tv pode parecer simples por fora, abrindo se ela vê-se que é algo bem complexo para que não tem noção do assunto.
Mas talvez eu tenha complicado alguma coisa, pois talvez o leitor não saiba o que é uma rede de computadores, quando iniciei meus estudos na faculdade também não sabia, nas próximas linhas explicarei de forma simples.

Uma rede, não de pesca mas de computadores

Em computação uma rede de computadores é um conjunto de computadores, composta por cabos e dispositivos unificadores, os hubs, switchs, roteadores, que se interligam e oferecem a capacidade de comunicação entre si, a interligação pode se dar também por meio do ar atravês das ondas de rádio ou atravês da luz, quem nunca ouviu falar em wi-fi!

Uma rede de computadores se parece com o que está abaixo:


Essa é a basica ilustração de como é uma rede, um dispositivo unificador, o switch, que é responsável por fazerem os demais dispositivos se comunicarem. Um laboratório de uma faculdade ou mesmo uma lan-house é um exemplo de uma rede.
Imagine que a internet é muito mais do quê isso.

Quando surgiu e como

Sabemos que muitas das invenções, tecnologias que temos hoje em dia, como o laser, máquinas de radiação contra câncer, raio X e diversos outros tiveram como início algum objetivo bélico, assim aconteceu o mesmo com a internet.
Tudo começou no DOD (Department of Defense), orgão de segurança dos EUA. O objetivo era interligar orgãos do governo e universidades, assim diante de uma possível guerra haveria uma forma de comunicação eficiente e rápida, tudo subsidiado por meio do projeto chamado ARPAnet (Advanced Research Projects Agency), a rede assim criada por meio desse projeto era restrita, mas com o tempo cresceu, graças a adoção da suíte de protocolos TCP/IP, o coração da internet hoje em dia. Para quem não sabe o TPC/IP, uma suíte de protocolos, é o responsável pela comunicação entre o browser que você está usando neste momento para ler esse post e o servidor onde este site está armazenado.
De lá para cá muita coisa evoluiu, menos o TCP/IP que praticamente continuou inalterado, visto ser um padrão mundial e não é nada simples, dao ao tamanho da internet, mudar algo assim.

O objetivo desse artigo foi apenas dar uma noção básica ao leitor do que seja a internet, não visa ser um artigo técnico, em outros posts falarei sobre a implicância da internet em nossas vidas e o que vem por aí e o que ela está oferecendo.

Dúvidas, sugestões, por favor não deixem de comentar.

Comentários

  1. como nossos pais antigamente , viviaam sem internet , i hj a gente nao vive sem ela . ?

    ResponderExcluir
  2. nao sei como vivia sem internet só sei q hj nao vivo mais sem ela.

    ResponderExcluir
  3. ate que enfim consegui faze o curso na internet da pesquisa na rede.... parece incrivel mas é verdade .... toça por mim, preciso me atualizar urgentemente SOS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually