Estão as distribuições linux ficando cada vez mais pesadas?


O pessoal do Phoronix fez um benckmark comparando a nova versão do Fedora, o Fedora 10 - ainda não chegou a versão final, e as versões anteriores e também com versões do Ubuntu.

E o que eu mais temia se confirmou, cada vez que se passa as distribuições ficam cada vez mais pesadas, mais lentas em tarefas corriqueiras.
Veja por exemplo uma simples tarefa de codificar wav para mp3, quem sai ganhando:



Em praticamente todos os testes as versões mais antigas do Ubuntu ganham.
Esse incremento cada vez maior de lerdeza nas distros é um fenômeno que venho percebendo cada vez mais nas distribuições, o foco no desempenho está sendo deixado de lado, logo o desempenho que sempre foi algo favorável ao Linux.
É claro que mais e mais funcionalidades são bem vindas, mas foco no desempenho é essencial, senão tarefas simples que poderiam ser mais rápidas vão demorar milênios para terminar, nem preciso dizer que isso afeta também quando se vai utilizar alguma dessas distros em um servidor, onde desempenho é essencial. Espero que as comunidades e suas respectivas distros estejam atentos a este detalhe, senão daqui a pouco veremos o Linux sendo comparado ao Windows Vista.

Vale apena conferir o teste do Phoronix.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually