O Guia dos Formatos de Audio e Video


ESTE ARTIGO SEMPRE ESTARÁ SOB CONSTANTE ATUALIZAÇÃO, ASSIM ALGUM ERRO OU ALGO QUE PODERIA SER ACRESCENTADO, POR FAVOR ME COMUNIQUE ATRAVÉS DO FORMULÁRIO DE COMENTÁRIOS.

Definições:
codec
 CoDec é o acrônimo de Codificador/Decodificador.
É basicamente um  dispositivo de hardware ou software que codifica/decodifica sinais.
De forma bem fácil, é a maneira pela qual um software ou dispositivo sabe que um arquivo é um arquivo de música e outro um de video, poderiamos compara-lo a um interprete, assim podemos ouvir músicas em um computador ou em um player de mp3 bem como assistir videos no celular.
Assim se você tem um video no seu computador ou um arquivo de música será necessário um codec para que você possa desfrutar dele.
Formatos de arquivos de audio e video diferentes precisam de codecs diferentes para poderem ser executados, senão o máximo que conseguira é um mensagem do seu player dizendo que é impossível tocar o formato solicitado. Esse tipo de coisa acontece muito quando queremos assistir um video baixado de uma rede P2P. Também quando queremos assistir determinado video no celular, será necessário que o video esteja sob determinado formato para que ele possa ser assistido.
Assim se você quiser assistir um video que você baixou de algum lugar da internet ou que tenha copiado de algum dvd, será necessário converte-lo para o formato adequado se quiser assisti-lo em um celular, ipod, mp4 ou outro dispositivo.
Agora quando falamos em assistir videos e ouvir músicas no computador, é necessário ter também os codecs adequados se não quisermos ter problemas, temos então:

Codecs no windows
Para windows temos uma diversidade enorme de programas, isso devido a penetração da plataforma no mercado, mais de 90% dos computadores do mundo rodam windows. Você poderá instala-los através de algum programa disponível na internet, sites onde você poderá encontra-los, digitando no campo de busca do site, são o Baixaki e o Superdownloads, mas é claro que existem outros. Você poderá usar por exmplo o Klite Mega Codec Pack, basta fazer o download e depois clicar em Next e Finish, e praticamente poderá assistir qualquer video baixado da internet, comigo nunca falhou, ele vem também com um player de video pequeno e rápido chamado Media Player Classic com suporte a legendas. Existem vários outros programas, um rápida busca nos sites pela palavra codec trará diversos resultados.
Codecs no linux
Como o Linux tem um mercado ainda pequeno, você não tera a sua disposição tantos programas quanto para windows, mas um único pacote resolve tudo. É o Win32Codecs, sua instalação irá variar conforme a distribuição que você estará usando, algumas como o Ubuntu bastará apenas dar um clic com o botão esquerdo do mouse em um video para que ele baixe os codecs automaticamente. Outras como o Mandriva e Fedora, depois de ter habilitado determinados repositórios, basta fazer uma busca pela palavra codec na interface do instalador de programas para que ele te retorne vários resultados, é só clicando nos resultados que satisfazerem a busca para ele intalar. Para o Fedora por exemplo existe um script muitom bom chamado EasyLife, feito pelo Duli, ele trata de fazer uma série de configurações no sistema e baixa os codecs, depois de pronto você poderá assistir qualquer tipo de video no computador.

Agora que explanei o básico que você teria que saber sobre codecs abaixo vou listar diversos formatos de aúdio e video disponível, a medida que posso, vou ir acrescentado mais e mais tipos e os detalhando no que for possível.

wmv

Windows Media Video - Formato de video criado pela Microsoft, padrão no seu sistema operaciona, suportado pelo Windows Media Player. É suportado por uma grande diversidade de tocadores de media.

mov

Formato de video criado pela Apple, suportado pelo Quick Time Movie Player, player de video da Apple.

avi

Audio Video Interleave - Introduzido pela Microsoft em 1992. Ele encpasula audio e video em um mesmo arquivo com a estensão .avi podendo ser tocado em aparelhos de DVD que suportem DivX. Nele pode-se encapsular um formato de video qualquer junto com outro formato de audio como o mp3. É suportado por algumas versões do windows.

3gp

Formato de video amplamente utilizado em celular, foi definido pelo 3GPP, sua principal característica é a alta compactação, permitindo assim que possa ser utilizado em celulares e smartphones. É o formato certo para quando ser quer reduzir aquele filme de 700 MegaBytes para 50 MegaBytes e assim poder leva-lo na escassa memória do celular.


Em breve mais formatos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually