Meus programinhas no linux - 1


Bom, a partir de hoje inicio um série de artigos sobre alguns programas que tenho no linux, especificamente o Fedora 9, distro que uso atualmente.
O objetivo é compartilhar com todos o que eu uso, alguns utilitários e joguinhos legais. Assim de quebra ficam conhecendo o que tem disponível. Também serve como um lembrete para mim que vivo trocando de distribuição e as vezes tenho que fazer muito esforço mental para lembrar daquele programinha.
Vamos nos deparar com alguns bem legais. Jogos por exemplo não encontraremos aqueles do nível que estão disponíveis para o windows, mas alguns valem a pena, mesma para gente grande como eu, quem tem filhos, terá um opção de diversão bem legal para eles.
Sempre vou fazendo um artigo diferente, apresentando uns três ou quatro programas, tentando explora-los até onde eu consigo, com imagens e dicas. Quem sabe você não encontra aquele utilitário que sempre quis, mas não sabia que já estava no linux.
Lembrando que todos esses dos quais vou falar estão disponíveis nos repositórios do Fedora, então para instala-los basta abrir o gerenciador de programas, digitar o nome,marcar e instalar, só não sei se o mesmo programa vai estar disponível no repositório de todas as distros como Ubuntu e Mandriva.

Kshutdown


O kshutdown é um programa que permite realizar algumas ações em determinado período, como:

  • Desligar o computador
  • Reiniciar
  • Fechar a sessão(faz o logout sem desligar)
  • Ativa o bloqueio de tela
  • Executar um determina docomando em um tempo pré-definido.

Abaixo temos um tela dele:


Veja que é bem intuitivo. Na tela abaixo vemos a opção quando clicamos em “Extras” e depois clicamos em “Selecione um comando...”:



Nisso aparece um série de outras opções, se clicarmos em “multimedia” poderemos escolher parar um determinado player de música quando terminar o tempo que deve ser escolhido mais abaixo. Eu por exmplo parei o amarok depois de um minuto, vejam as telas:


Ele me pergunto se quero prosseguir com a ação, confirmando, depois de um minuto o amarok para de tocar. Funciona também com o xmms e o noatun, existe a opção de outros players também.

Abaixo a tela quando o tempo está prestes a terminar:



Essas são algumas opções, acredito que qualquer distro a possua no seus repositórios, para instalar no fedora apenas procurei por ele no instalador de programas.

Acetoneiso

Esse programinha já me fez maravilhas, também está disponível nos repositórios do fedora.
Com o acetoneiso você pode:

  • Converter um determinado tipo de imagem como MDF para iso.
  • Converter uma imagem do MacOS, o famoso DMG.
  • Extrair o conteúdo de uma imagem para uma pasta.
  • Gerar uma imagem iso apartir de um DVD, cd de aúdio, CD\DVD de jogo protegido, um DVD de um jogo de um playstation 1.
  • Gerar uma imagem iso apartir de uma pasta selecionada.
  • Dividir uma imagem em várias partes.
  • Criptograr uma imagem.
  • Extrair o conteúdo de um arquivo RAR protegido por senha (Só agora descubro isso, olha que já tenho esse programa faz tempo!!!)
  • Extrair o aúdio de um video (Descobri isso agora também), funciona muito bem,
    ele extrai em .wav, e é bem rápido.
  • Ripar um dvd.
  • Converter videos flv e baixar conteudo do youtube.

Uma verdadeira maravilha, enfim é instalar e usar, é muito bom.
Abaixo uma tela dele, não vou dar maiores explicações sobre o seu uso já que é bem intuitivo:





Amarok Full Screen


Esse descobri recentemente, meu player de música preferido no linux é o amarok. E uma das coisas que ele aceita são scripts que fazem determinada função. Passeando pelos programas disponíveis no repositório do fedora me deparei com ele. Quando ativado usa a tela inteira, fica parecendo um media center, algo parecido. É como se assumisse a função de protetor de tela, abaixo algumas telas dele para que você possa entender melhor:




Para instala-lo procure no fedora pelo pacote amarokFS.
É instalar e usar.
Bom, no próximo
artigo tem mais.
E por favor, se tiverem alguma sugestão, será bem vinda.

Comentários

  1. Vou testar este Acetoneiso uso Fedora também cara.
    Estou precisando extrair um rar aqui com senha, será que é outro mito ou vai funcionar mesmo rsrs...
    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually