Análise: Case de HD externo IDE/Sata
Fiz recentemente uma excelente compra, um case para hd externo, algo que eu já estava querendo comprar já fazia um bom tempo.
O case é da marca Microbon, modelo 358 UPS.
Características
- Aceita Hd de 3,5 polegadas.
- Aceita tanto HD IDE quanto SATA 1 ou SATA 2.
- É plug and Play.
- E instalação super fácil.
Fotos
Tão logo ele chegou e eu já fui montando o aparato, abaixo coloco algumas fotos que fui tirando, me perdoem pela qualidade mas o n70 não faz fotos tão boas a noite.
Primeiro a caixa do brinquedinho:
Caixa aberta depois de ter mechido um pouco:
Componentes que vieram com ele:
Componentes
Com ele vieram dois cabos de conexão de dados, um sata e um IDE, que se você reparar na imagem perceberá que é bem pequeno para que possa caber dentro do case quando encaixado.
Itens que vieram:
- Um cd de instalação de drivers, ainda não instalei.
- Dois cabos de energia para o hd, um sata e outro IDE.
- Uma fonte de energia.
- Uma pequena chave para retirada e inserção dos parafusos do case.
- Um suporte para deixa-lo em pé sobre a mesa.
- Manual de instruções sobre a correta fixação do cabo de energia.
O case é um pouco maior que um hd de 3,5”, veja algumas fotos comparativas abaixo para se ter uma idéia:
Conexões disponíveis
A única conexão disponível é a USB 2.0, que mesmo assim oferece um uma boa velocidade de transferência como vou mostrar nos testes que fiz tanto com hd sata quanto IDE. Se tivesse uma conexão eSata ou mesmo Firewire seria melhor ainda, pois pelo que percebi a velocidade do USB ainda é um gargalo mesmo quando o hd é do tipo sata.Repare na foto abaixo as conexões disponíveis. Somente a USB e o conector de energia, reparem no botão de energia ao lado de conector:
Aqui com o cabo de energia conectado:
Instalação do HD
Primeiramente fiz o teste com um HD IDE que eu tinha por aqui.Para abrir e depois fechar a tampa do compartimento, feita de plástico cinza, usei a chave que veio na caixa do produto:
Retirei então a placa do circuito de dentro de case, que por padrão já vem pronta para conectar o hd IDE:
Percebam como os conectores são pequenos, justamente para se ajustarem dentro do corpo metálico do case, reparem também nos 4 LEDs na extremidade, para indicar atividade no disco.
Depois disso bastou encaixar os cabos no hd IDE:
Uma ressalva no manual é que o conector de energia sempre deve estar com o fio vermelho pelo lado de dentro, senão o contrário poderia levar a queima do hd, mas como o conector possui um determinado encaixe, fica muito difícil errar isso.
Aqui uma foto de como o HD fica bem ajustado na placa, ficando bem próximo aos LEDs:
Um detalhe que não pode ser esquecido é de se parafusar a parte inferior do hd na placa, senão ele ficara solto dentro do case, são 4 parafusos:
Nessa outro foto mostro o hd prestes a ser inserido dentro do case:
Abaixo algumas fotos com ele montado:
A imagem abaixo não saiu muito boa, mas o LEDs estão ligados, dando um tom azul:
HD sata
Para encaixar o hd sata basta trocar os cabos, de dados e energia, somente tome cuidado para não puxa-los com muito força para assim não danificar nada:
A instalação pode a princípio parecer um pouco complicada, mas não é algo para se ficar a todo momento trocando o HD, no meu caso vou sempre manter o meu de 80 Gb da samsumg para cópia de alguns arquivos grandes, me livrando do pouco espaço que possuem DVDs.
Ao pluga-lo no meu computador pela porta USB só é preciso esperar o tempo do windows detecta-lo normalmente como um “pendrive gigante”, a instalação é normal e logo em seguida está pronto para uso:
Taxa de transferência
Claro que após montar a belezinha o teste seguinte foi com a taxa de transferência e veja o que obtive abaixo:
A taxa acima é para o hd IDE.
Fica assim no início mas depois se estabiliza em torno de uns 30 MB por segundo, e mesmo assim é bem rápido.
Na imagem abaixo temos a trasferência para o hd sata, percebi que tanto no hd IDE quanto no hd sata, as taxas de transferências se mantém bem altas:
Fiz o teste também com um arquivo de 6 GB no hd sata, mas depois a taxa se estabiliza e fica na mesma do hd IDE.
Todos estes testes foram realizados no windows 7.
Lembrando que o case pode ser utilizado também no linux, testei no ubuntu e foi só plugar e usar.
Para quem serve
Para quem tiver um hd ide ou sata sobrando, é uma mão na roda.Só o fato de não ter que ficar precisando desligar meu micro para instalar mais um hd somente para algumas cópias de arquivos já ajuda bastante, fora que posso leva-lo facilmente comigo.
Comprei este no mercado livre aqui, me saiu no total por uns 106 reais com frete e tudo, investimento que valeu a pena, recomendo a todos.
Dúvidas, postem nos comentários.
Olá amigo, cara comprei um modelo parecido com o seu, mas o meu pega apenas sata 2. O cabo sata não encaixa no plug do case. Será que é preciso lgum cabo em especial. Sei que já faz um tempo que vc postou mas vê se me ajuda ai. Abraço!!
ResponderExcluirjohannes_santos, estranho, mas o cabo que você está usando não veio junto com o case, esse meu ai veio com todos os cabos.
ResponderExcluirQualquer coisa posta o modelo do seu ai pra mim ver melhor.
bom dia amigo, gostaria de saber se precisa de apagar o sistema operacional que está dentro do hd sata de 320 gb e como se faz isso? Agradeço a atenção.
ResponderExcluirAlexandre (cavalcanticordis@yahoo.com.br)