Linux, Windows 7, Mac OS e Eu


Esse artigo é sobre um ponto de vista, por isso não espero que todos concordem.
Recentemente, motivado por criar aplicativos para o iphone, resolvi comprar um macbook, já tinha lido e estudado bastante sobre as características do Mac Os, e devido a tudo isso, sempre achei ele um bom sistema, pelo que falavam e pelo que ele podia fazer.

Bem, o que faço agora é uma crítica pessoal aos três sistemas, Linux, Windows 7 e Mac OS X snow leopard, talvez a opinião expressa aqui não seja contundente com a de outras pessoas que lerem esse artigo.
Então vamos lá.

Windows 7


Fiquei impressionado depois de ter instalado o Windows 7 em meu desktop, realmente isso é o que o Windows vista deveria ter sido, pelo visto a Microsoft aprendeu que não apenas vale ser bonito, mas queremos também desempenho.
Refinaram o Windows 7 em diversos pontos, estabilidade, velocidade, fluidez. No Windows vista percebia-se lentidão até mesmo na hora de se abrir o Explorer, o simples ato de navegar em uma pasta com diversos arquivos já era motivo de dor de cabeça em alguns casos.
Algo que dava muito problema também era no momento de logon do usuário, algumas pessoas, como eu, deixam diversos aplicativos iniciando com o sistema, no meu caso é necessidade, na sua maioria, serviços que os próprios programas inicializam, no Windows vista, isso para mim era um verdadeiro martírio, e o pior que mesmo desabilitando alguns serviços, ainda sim ele continuava lento, era necessário diversos minutos até que o sistema estivesse pronto para uso. Com o Windows 7 isso foi melhorado e muito, fora que alguns serviços que no Windows vista iniciavam por padrão, no Windows 7, ou foram melhorados ou então desabilitados.
Uma das minhas poucas reclamações com o sistema é ainda o Explorer, principalmente quando vejo, na barra de endereço, ou barra de caminho do Explorer, uma barra de progresso verde, que me dá medo, carregando, e uma tarefa que era para ser simples, acaba sendo complexa e demorada, mas isso em alguns casos.
Pensei que com o tempo o sistema iria se tornar lento, sem fluidez, tipico de um sistema que se vai usando por um bom tempo, instalando e removendo programas, mas como o Windows 7 isso é diferente.
Ainda estou usando a versão Release Candidate, mas assim que essa versão expirar, ano que vem, pretendo comprar a versão ultimate.
Em jogos, ele se mostra muito bem, disso não tenho o que reclamar.
Um ponto em que o Windows deveria melhorar seriamente deveria ser a parte de segurança, não preciso dizer que já me deparei com alguns vírus no Windows 7, esse é um dos males de se ter outras pessoas usando seu micro. Mas bem, é muito chato ficar simplesmente dependendo de antivírus e anti-spywares para proteger o sistema. Pois se o malware consegue burlar esses mecanismos de defesa, o estrago está feito.
Somente o UAC do Windows não resolve, por que depois disso ainda, o sistema continua sem um mecanismo de segurança eficaz.
Para ter idéia por exemplo, esses dias, graças a um aviso do Microsoft Secure Essentials, um programa anti-vírus muito bom da Microsoft, notei que o arquivo hosts havia sido alterado, havia diversos sites sendo apontados para um endereço estranho. Fique com muita raiva disso, e pensei, será que o sistema operacional, não poderia gerenciar, quem pode ou não pode alterar um arquivos desses. Acho que já passou da hora dos sistemas operacionais passarem a ter inteligência artificial, assim comportamentos estranhos como esses podem ser diagnosticados e resolvidos pelo próprio sistema.
Claro que o sistema tem diversos outros recursos que o tornam muito bom, mas não pretendo discuti-los aqui, visto haverem diversos outros sites que já falaram deles.
No mais, apenas dou meus parabéns a Microsoft por ter acertado dessa vez com o Windows 7, claro que a mancha causada pelo Windows vista, ainda vai demorar um pouco para sair.


Mac OS X Snow Leopard


Minha experiência de uso com o Mac OS já dura um mês, mas já o uso para diversas tarefas, além das básicas com navegação na internet ( O Firefox no Mac, para mim é a melhor versão que existe, funciona melhor do que no Linux e Windows), conversão de uns vídeos básicos para tocar no ipod, músicas, e programação, muito do que eu faço no Windows e Linux.
Com tudo isso só tenho uma coisa a dizer:
“Fantástico”
Posso dizer com base em minha experiência pessoal que o Mac OS é realmente o melhor sistema operacional que eu já usei, ganha do Linux e do Windows em diversos pontos, como:
Estabilidade
Fluidez do sistema
Design
Apesar de usa-lo no meu macbook, um core2 duo de 2.13 GHz e 2 GB d ram, ele se mostra muito rápido e estável, e um dos motivos para isso a a otimização, já que o Mac Os não roda numa gama enorme de hardware como o Linux e o Windows.
E comigo ele ganha mais pontos ainda por ter um belo design, desde os ícones até o dock, e eu amo coisas bonitas e bem feitas, que fazem os olhos brilhar.
Sem falar que roda sobre o Unix, não tendo assim, por enquanto, problemas com vírus.
O acervo de programas é muito bom também, apesar do Mac ter pouca parcela do mercado de SOs, mas que não deixam a dever para o mundo windows, fora que algo que me chama muito a atenção também, é o belo design que todos os programas acabam tendo no Mac OS.


Linux
Agora chegamos no linux, apesar de gostar muito do Mac OS e do windows, se tem um sistema que não deixo de usar nunca é o Linux, mas reconheço que o sistema tem muitos problemas, apesar de muitos quererem dizer que não.
Uso desde o fedora 4, e de lá para cá houveram muitas mudanças, já usei mandriva, kurumin, ubuntu, opensuse, no mais todos eles tem a mesma estrutura básica.
Esses dias mesmo resolvi instalar a ultima versão do fedora no meu desktop, e acreditei, depois do reboot para usar o sistema, logo após a instalação, nada funcionava, na verdade não aparecia nada no monitor, a mesma coisa para o gentoo e a ultima versão do ubuntu, pelo visto os desenvolvedores do xorg esqueceram de algo chamado retrocompatibilidade, se esqueceram que a nova versão do xorg talvez não funcione em todas as placas de vídeo, e pelo visto os mantenedores das distribuições também se esqueceram disso.
Esse é um dos meu problemas com o pinguim, o modelo de desenvolvimento do software livre é muito bom, mas alguns desenvolvedores resolvem inserir mil e um recursos no sistema, mas esquecem de dizer em quais sistemas esses recursos iram funcionar.
Ainda sim gosto muito do Linux, robusto, rápido, mas se tem uma coisa que a versão para desktops não é, é estável, principalmente as novas versões. E quem acha que Linux não trava, esqueça, isso é mito, Linux no desktop trava sim e trava feio, onde nem se quer um CTRL + ALT + BACKSPACE resolve o problema pois até o teclado fica travado, sem resposta. Isso para vocês terem um idéia são umas das experiências que venho tendo com o sistema. Parece que o pessoal que desenvolve esses sistemas está se esquecendo de quanta gente tem usando o sistema e da gama de hardware envolvido, e acabam inserindo sempre um novo recurso que acaba quebrando compatibilidade com o hardware que você possui. Repito, isso tudo é minha experiência como usuário do sistema, mas muitos poderiam ter dito, basta apenas ir na internet e pesquisar pelo problema, mas ai é que está, uso o sistema no meu desktop, do ponto de vista de um usuário final, aliás sou usuário avançado, mas nem todo mundo sabe como enche o saco o que é ficar horas e horas, até varar a madrugada pesquisando  a solução por um problema tão tosco, que os desenvolvedores do sistema já deveriam ter resolvido na bancada de projetos, e que no final não tem solução. Por que vou quebrar a cabeça para resolver um problema de instalação ou configuração de um serviço no Linux, sendo que no Mac OS e no Windows eu não levo nem 5 minutos para ter tudo pronto e funcionando?
Percebam que o que faço aqui é uma comparação entre os três sistemas que uso, não sou um usuário iniciante, conheço muito bem esses três sistemas, e muitas vezes somente quero instalar e sair usando um recurso novo, coisa que muitas vezes é difícil no Linux em si.
O que acabo notando durante todos esses anos de uso do sistema, é que o Linux, as distribuições em si, estão se tornando brinquedos de lego. Pega um pedaço ali, pega um pedaço aqui, e vamos montar uma distro. Temos uma nova distro a cada seis meses? Sim temos, mas em seis meses você não consegue colar todos esses pedaços de maneira bem firme como deveriam ser, pois depois de seis meses você tem versões mais novas dessas peças, que deveriam ser melhores, mas ao invés de ficar com as peças antigas e cola-las mais firmemente, resolvem partir para as peças mais novas. Perceberam meu raciocínio?
Mas ai muitos podem falar, mas em seis meses temos diversos novos recursos. Temos mesmo? Recursos esses que superam os do Windows e do Mac? Recursos esses que melhoram a usabilidade geral para o usuário?
Eu prefiro a estabilidade geral do sistema, desde a inicialização até o ambiente gráfico, do que sempre novos recursos. Apesar de gostar muito deles.
O que expresso aqui é simplesmente minha inconformidade em ver que o Linux poderia ser melhor mas não é, desde que comecei a usar o Linux, vi que o Mac OS e o Windows passaram por diversas melhorias em diversos sentidos, mas isso não acontece no mesmo ritmo para o Linux, ainda continua sendo um brinquedo de lego.
Acho que isso acontece mais mesmo, devido tanto o Mac OS e o Windows serem direcionados ao usuário final. No mundo Linux, essa preocupação, não é tão grande, pois como eu disse lá atrás, o Linux se parece mais com um brinquedo de lego, onde você vai pegando partes e montando sua distribuição, os desenvolvedores do xorg por exemplo não tem tanta preocupação com o usuário final quanto os desenvolvedores do KDE, e é por esse motivo que vejo esses problemas no Linux, se detalhes assim fossem corrigidos, com certeza o Linux seria melhor que o Mac OS.


Conclusão
Espero que ninguém tenha se ofendido com o texto que escrevi, principalmente na parte sobre Linux, ressalto que tudo isso mostra simplesmente minha opinião pessoal, minha experiência de uso com o três sistemas.

Comentários

  1. Eu uso o Fedora 10 e realmente "linux que não trava é lenda", assim como "linux é um sistema operacional leve".

    Uso uma velharia Pentium IV 1.600MHz com 320M de memória e 64M de vídeo, apenas o Fedora 10 (sem nenhum programa aberto) consome 70% da memória e mais de 50% do processador.

    Programas como o BRoffice ficam extremamente lentos.

    Também há o problema de que não raro o vídeo não carrega corretamente na inicialização.

    Porém, não troco meu Fedora 10 por nada (pelo menos até ter um PC decente). Não preciso me preocupar com vírus e nem com colapsos totais do sistema, como acabei de passar com o Windows XP. Perdi grande parte dos meus MP3 no Windows por causa de um vírus que inutilizava os arquivos de áudio, sorte que tinha trasferido todos para o Windows.

    ResponderExcluir
  2. Windows e Linux são 2 sistemas que se complementam.

    Fiz o backup dos arquivos importantes do Windows usando o Linux. Tenho os 2 instalados em HD's diferentes, a partir do HD onde está instalado o Fedora posso acessar os arquivos do Windows.

    O Linux não possui programas muito utilizados por universidades e empresas, além de rodar poucos jogos.

    Enfim, Windows para jogos e alguns programas comerciais, Linux para tarefas rotineiras, segurança, backup e até mesmo programação.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o Linux, já usei Kurumim, Ubuntu, Slackware, Gentoo e atualmente estou no Mandriva pela facilidade (comodidade). O Mandriva é atualizado a cada 6 meses, mas a versão realmente estável sai a cada ano (a próxima sai em julho). Cabe a quem quer estabilidade usar uma opção compatível, como o Debian, Ubuntu LTS, Mandriva Spring.

    O Fedora, pelo que leio por aí dos próprios usuários, é uma eterna versão de testes da Red Hat (para testar novidades no sistema).

    ResponderExcluir
  4. Parece que tenho mais sorte com o Linux...

    Antigamente, o Linux não era muito bom, mas agora, na minha opinião, é o melhor.
    Estou a usar o Kubuntu 10.04 RC e tenho o Windows 7 RC (mas já não funciona). O Kubuntu RC ainda não me deu problemas, ao contrário do Windows 7 RC (mas isso pode ser normal, tanto um como o outro não são versões finais).
    O Kubuntu 10.04 é muito mais "amigo do usuário inexperiente" do que o Windows seja ele qual for (não conheço suficientemente o Mac OS para falar sobre ele), se ligar uma impressora ao computador ele simplesmente diz que está a configurar a impressora e em menos de um minuto está pronta a funcionar sem ter feito um único clique, no Windows tenho que encontrar o CD que já nem sei onde está e então tenho que usar a Internet, mas para isso preciso de mais de outro driver (o driver da placa Wifi) e para isso sou obrigado a usar o Linux para fazer o download desse tal driver para poder ter Internet para poder instalar a impressora. A mesma coisa se passa com codecs, basta abrir o Amarok para o Kubuntu instalar rapidamente todos os drivers que preciso, no Windows às vezes até é preciso instalar programas de origens duvidosas.
    Sempre achei que o openSUSE era a melhor distribuição, nem gostava muito do Kubuntu/Ubuntu, mas o Kubuntu está a ficar cada vez melhor e agora acho que este é o melhor SO de todos.
    E, até agora, "os meus Linuxes" travaram apenas com os drivers proprietários da placa gráfica, agora uso os drivers da comunidade (que já vêm instalados) e nunca mais tive problemas com travamentos, para mim a lenda passou a ser real.

    Bem, isto também foi a minha opinião pessoal e também espero não ter ofendido ninguém.

    O grande problema para o Linux é que a maioria das empresas se foca no Windows e na Apple (sim, porque agora até já dão mais valor ao iPhone do que ao Linux) o que faz com que essas empresas façam programas de baixa qualidade para o Linux ou nem sequer façam. É por isso que empresas como a Nvidia e a ATI (pelo menos no meu caso) fazem com que o Linux trave fazendo drivers de baixa qualidade e sem os testarem devidamente, depois a comunidade tem que fazer o trabalho todo que para os outros (Windows e Mac) foi facilitado.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto,legal mesmo parabens.

    ResponderExcluir
  6. Sou usuario de Linux no desktop desde o conectiva 7 a muitos anos atrás, o Linux está em evolução isso leva tempo, se comprar as distros atuais com as que eu comecei usando vai ver o grau de evolução, se comprar naquela época windows2000 com Conectiva 7 é a mesma coisa de comparar windows 7 com Kubuntu 10. Mac nunca usei, mas sempre disseram que é um ótimo sistema, para mim a grande diferença não é o kernel do sistema, Linux, Unix(mac) Windows, e sim os aplicativos. MSOffice, não se compara com BROffice, Cliente MSN, no linux nenhum presta. Skype, no linux trava toda hora, não funciona direito. Enfim os programas windows são melhores, o kernel do sistema em si não nisso o linux ganha, é bem mais inteligente que windows. Eu abandonei o Linux no desktop devido a não ter mais paciencia em ter que ficar corrigindo algo que estava funcionando e devido a uma atualização corrompeu todo meu sistema, hoje sou usuário do Windows 7, e realmente posso dizer que ficou muito show o sistema, nunca travou comigo. O Linux que você disse que não trava amigo, realmente nunca vi travar, lembre-se linux é o kernel do sistema, o que trava é seu gerenciador de janelas, os drivers, a aplicação em si, o kernel esta lá rodando. O Fato do seu teclado travar a tela congelar, não significa que o kernel esta travado, pode observar isso se você colocar ele em rede e simplesmente soltar um ping do seu windows no linux travado, ele irá responder. Isso se o travamento não foi devido ao driver da placa de rede.

    Mas enfim Linux é um monstro como servidor, detona qualquer sistema operacional, e o windows 7 na minha opinião e de meus amigos que usam MAC, se torna o melhor SO do mundo, devido a qualidade de seus aplicativos e jogos disponiveis, inclusive desbanca aplicativos do MAC. não preciso citar muitos, SKYPE, OFFICE, Cliente MSN, Enfim vários outros que usuários comum usam toda hora, que no mac é uma versão melhorada da versão Linux.... enfim... Linux é evolução, tenho certeza que o que falta no Linux é uma empresa tomar conta e começar a investir pesado no desenvolvimento, pois somente com dinheiro poderão alcançar os usuários desktop, pois desenvolvedores de S.L não gostam de usuários comum... Quem gosta é a canonical juntamente com o Pessoal do Gnome...

    ResponderExcluir
  7. o dono desse post algum momento conhece o linux? então saiba que quem colabora com as distro, não recebem quase nada, ou absolutamente nada

    como concorrer contra empresas que pagam programadores pra trabalhar todos os dias do ano, e apresentar resultados?

    mesmo assim, o linux não fica pra trás não

    o sucesso que o linux pode ter, todo mundo sabe, android ta ai pra provar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually

Recuperando partições deletadas