Dropbox e seu TimeMachine milagroso


Se tem uma coisa que adoro é algo chamado backup, principalmente quando ele é automático, pois naquelas horas de desespero, quando você precisa daquele arquivo que acabou de ser deletado ou editado por engano e você se vê com a corda no pescoço.
O Windows ate que tenta como o recurso de versões atenriores. Se você não sabe o que é isso, recurso esse que existe apenas no Windows Vista e 7, clique com o botão direito em um arquivo, vá em propriedades e vera a aba “Versões Anteriores”, o Windows, deveria então guardar versões dos respectivos arquivos depois de cada alteração. Eu até já tinha testado uma vez, e tinha funcionado, fiz o teste com uma imagem que havia acabado de editar e salvar e atravês disso recuperei a versão anterior.
Mas pelo visto, o sistema conspirou contra mim no dia em que mais precisei recuperar um arquivo a pouco editado. A minha salvação foi que esse documento estava justamente na pasta do excelente Dropbox, meu sistema favorito para fazer backup online de arquivos e mante-los sincronizados entre meus computadores. Nesse caso, quando cliquei com o botão direito no arquivo que eu havia editado, e fui nas opções marcadas abaixo, eu vi que podia restaurar versões anteriores do arquivo:
ScreenShot006
Como pode ser visto acima, clicando no referido item, você é levado para a versão web do Dropbox, lá você verá todas as versões desde a ultima sincronia:
ScreenShot007 - Cópia
Selecione, clique em restore e pronto, basta verificar na pasta e seu arquivo estará lá. Lindo isso.

Agora atenção, como a cópia das versões é feita online, dependendo do tamanho do arquivo e do tempo entre edições ou deleção de arquivos, talvez nem sempre o restore irá funcionar, porque afinal, tudo precisa passar pela internet e só depois de tudo salvo nos servidores do Dropbox é que é feito o versionamento. Mas mesmo assim é um recurso que já me salvou a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually

Recuperando partições deletadas