Recursos do Gmail que facilitam minha vida


O gmail, um dos melhores, senão melhor webmail que existe, é usado por muita gente, e vez ou outra o Google, gigante de buscas responsável por ele, implementa pequenas funcionalidades que somente ficam disponíveis se você ativar na seção Labs. Nessa parte ficam todas as pequenas funcionalidades desenvolvidas por funcionários do Google em momentos dedicados a trabalhos pessoais dentro da própria empresa.
Para acessar essa seção, clique no botão verde que indico logo abaixo:
ScreenShot001 - Cópia
Chegará então na tela abaixo com todas as funcionalidades que podem ser ativadas, e dependendo do seu perfil de uso, poderão ser muito interessantes:
ScreenShot002 - Cópia
Para ativar, basta selecionar o botão Enable e depois logo abaixo no fim da página clicar em Salvar e a nova funcionalidade estará ativa.
Google Docs Gadget
Com esse ativo, é criado na barra lateral um gadget que me dá acesso aos últimos documentos criados no meu Google Docs:
image
Google Maps previews
Esse transforma endereços recebidos no e-mail em localizações que podem ser vistas no Google Maps, apesar dele esta ativo, ainda não experimentei em si o recurso:
image
Inbox preview
Esse para mim é muito útil. As vezes minha conexão com a internet é bem lenta, com esse recurso ativo, enquanto a janela do Gmail fica carregando, ele te mostra uma visualização simples das últimas mensagens na sua caixa de entrada:
image
Inserting Images
Com esse posso inserir imagens diretamente no corpo do e-mail:
image
Message Sneak Peek
Esse é fantástico, com ele não preciso clicar diretamente em um e-mail e esperar outra página carregar para visualizar seu conteúdo, basta clicar com o botão direito e tenho uma rápida visualização, muito útil para mim que acompanho alguns fóruns, assim posso clicar com mais rapidez nos links de acesso:
image
Veja um exemplo de uso dele abaixo:
previewgmail3 - Cópia
Mouse gestures
Com esse ativo, segurando o botão direito do mouse e movendo o ponteiro, para cima, para baixa, esquerda ou direita, posso navegar pelas mensagens, indo para a próxima por exemplo, sem ter que ficar clicando em botões para isso, em determinadas situações é de grande ajuda:
image
Multiple Inboxes
Outra muito boa que comecei a usar recentemente. Você deve saber que no Gmail não existem pastas, e sim o conceito de tags, onde mensagens podem ser agrupadas por diversos critérios, confesso que isso para mim e bem melhor do que o conceito de pastas. Então vamos supor que você agrupe seus e-mails por tags Família e Trabalho. Normalmente na página principal do seu e-mail você somente visualiza sua caixa de entrada, com esse recurso ativo, a tela pode ser dividida conforme as tags criadas, assim você pode ver por agrupamento, tanto mensagens da tag Família, quando da tag Trabalho:
image
Não entendeu?
Abaixo uma imagem para exemplificar:
ScreenShot001 - Cópia (2)
Veja na imagem acima que minha área de mensagens está dividida em três grupos, por mensagens que chegam na minha caixa de entrada, mensagens que eu marquei com a tag Yahoo Mail e mensagens que eu marquei com estrelas, que são importantes para eu verificar depois.
Depois de ativo o recurso, acesse no canto superior direito o link Configurações, lá já terá um exemplo do que pode ser feito, basta colocar:
is:”Minha Tag”
E suas mensagens passaram a ser visualizadas nesse grupos.
Nested Labels
Como o Gmail trabalha com tags, não temos a hierarquia de pastas e subpastas, mas com esse recurso ativado podemos trabalhar com a hierarquia de tas e sub-tags, como mostra a descrição, depois de ativo, basta colocar o nome do que será a tag pai, e loco em seguida um barra com a tag filha,faça isso na parte de configurações do Gmail. Assim depois de salvo, na barra lateral aparecer como no imagem de exemplo abaixo:
image
Superstars
Com esse ativado, aquele símbolo da estrela pode ser mudado por outros, visando classificar melhor as mensagens, depois de ativo, basta clicar sobre a estrela várias vezes até chegar no símbolo desejado:
image

Bom, esses são os que uso, e você, usa algum recurso do gmail Labs que queira compartilhar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually

Recuperando partições deletadas