Criando uma extensão para o Joomla – Parte 1


Numa série de artigo que vou iniciar a partir deste vou mostrar como desenvolver uma extensão simples para Joomla. Colocarei aqui o conhecimento que adquiri aprendendo isso. Farei o possível para mostrar de maneira que todos possam entender.
Esse primeiro artigo se inicia com o ambiente de desenvolvimento que uso para tal finalidade, claro que nada impede que você monte ou já tenha o seu.
A imagem abaixo mostra como esta organizado meu ambiente, logo mais eu detalhes item por item:

Ambiente Desenvolvimento Joomla



























 Parece simples não é?
Bom, talvez você já tenha seu ambiente montado e esteja se perguntado, porque usar vmware para virtualizar o Linux quando você pode instalar o Xampp (Nunca usei)?

No meu caso possuo conhecimento avançados em Linux, então me sinto mais confortável em usar o sistema dessa maneira.
Assim instalo menos coisas no Windows por exemplo e não fico com portas abertas e diversos serviços rodando em background.
Dependendo do projeto em que eu esteja trabalhando, necessito instalar certos programas sobre o linux, como o Mapserver(um programa que gera mapas) com mais facilidade e sem  muitos problemas de configuração que eu teria no Windows.
Com o vmware posso depois pegar a máquina virtual e copia-la e coloca-la no meu macbook por exemplo e mostrar o sistema rodando para o cliente.
Tendo um servidor pronto também, eu posso simplesmente copiar a máquina virtual e já deixa-la disponível, evitando assim por exemplo que quem administre o servidor tenha que fazer uma serie de configurações para que o ambiente esteja pronto para rodar a aplicação.

O unico problema aqui acaba sendo memória disponível e processamento, principalmente quando se usa mais de uma máquina virtual.

O bom também é que se for necessário formatar o Windows ou mudar de computador, basta instalar o Vmware em outra máquina e copiar a máquina virtual e tudo estará funcionando perfeitamente.

Nesse caso eu tenho o Apache, PHP e Mysql funcionando na maquina virtual, além do SSH.


IDEs


Atualmente estou usando o Aptana 3 beta, depois de ter passado certas frustrações com o Dreamweaver.

Essa é a primeira parte, só uma iniciação básica, nos próximos artigos vamos começar a construir nossa extensão, será um pequeno formulário que funcionará dentro da área administrativa do Joomla, um pequeno cadastro de usuários.

Comentários

  1. onde está o resto do tutorial?

    ResponderExcluir
  2. onde que se encontram as outras partes dos artigos??? seria interessante colocar um link que mostre onde encontrar a seguinte parte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually