Você tem mesmo privacidade?


Você pode dizer que sim não é mesmo, mas privacidade onde:
Na rua?
No trabalho?
No supermercado?
Em casa?
Na internet?

Você já parou para pensar que hoje em dia temos diversos meios para poder localizar uma pessoa, quanto mais socializada ela esta, mais fácil fica de encontra-la. Quando uso aqui o termo socializar, me refiro a ela esta cada vez mais por dentro dos meios usados para as pessoas se comunicarem, interagirem umas com as outras.
Mas engano seu se acha que estou falando apenas de redes sociais, é tudo muito maior do que pensamos.Logo abaixo vou desenvolver o texto de modo a mostra como seria possível rastrear determinada pessoa e no final implicações de tudo isso.

Rastreando alguém


Pense bem, se você quisesse construir o perfil de uma pessoa, como faria?



Ela tem Orkut. Somente fazendo um cadastro nessa rede social e tentar encontra-la, nem sempre e facil pelo nome, porque muitos acabam não colocando o nome verdadeiro, mas saiba que você pode encontrar alguém no Orkut tendo o e-mail dela, basta colocar no campo de pesquisa e o resultado, se cadastrado, sera o perfil do usuario, muita gente nao sabe disso, mas muitas vezes voce pode descobrir se aquele remetente que te mandou um email ou que se cadastrou em algum forum possui cadastro la, podendo assim conhece-la melhor.

ScreenShot001

Tendo isso em mãos, você já teria de cara, foto da pessoa, isso se ela usa a verdadeira no perfil, nome e sem falar que muitos acabam deixando a privacidade do álbum de fotos como publico, permitindo assim que qualquer pessoa possa acessar e conhece-lo melhor e se algum engraçadinho resolver fazer besteiras com suas fotos, como criar um perfil falso, criar montagens constrangedoras, ela já terá meio caminho andado.

ScreenShot002

Quer saber mais sobre hábitos, costumes, basta dar uma olhada nas comunidades que a pessoa possui, naturalmente ela colocara muitas ali com as quais se identifica, muitas vezes revelando o que gosta de comer, onde gosta de ir, escola ou faculdade onde estuda ou estudou, cidade onde mora, e não só olhando, mas muitas vezes verificando essas comunidades, procurando por comentários dessa pessoa, se pode levantar muito mais informações.

Alguns mudam o país de origem e cidade no perfil, mas mesmo assim ainda restam indícios, por amigos adicionados, ainda sim da para se deduzir muitas coisas, como filhos, mulher, namorada adicionados, é tudo como se fosse uma teia, você vai pesquisando e ligando todos os pontos, até que em pouco tempo se consegue ter um perfil quase completo da pessoa ou até tudo.

Sem contar que ainda não falei do Facebook que pelo que vi tem opções de privacidade melhores do que o do Orkut, mas é bom gastar alguns minutinhos refinando o filtro de privacidade.

Hoje em dia também as redes sociais permitem o compartilhamento de informações umas com as outras, o exemplo do Twitter e Youtube onde você pode automaticamente postar suas atualizações, temos também o Lastfm, nisso tudo você constrói perfil completo da pessoa, saberá o que ela come, bebe, onde vai com frequência, não preciso citar aqui o Foursquare e diversos outros aplicativos que permitem postar a sua localização.
ScreenShot003

Muitos também já devem estar acostumado com as polemicas do Google Street View que acaba flagrando momentos inusitados, então saber por exemplo logo de cara onde determinada pessoa vai, seguindo a localização dela no 4square não é tão dificil em certos momentos.



Pensou que terminou por ai, não ache que só porque você não usa redes sociais que ainda em si tem privacidade, na verdade creio que nunca temos, a não ser que você more no meio do mato sem acesso a civilização.

Mas basta lembra que em todos aqueles sites de vendas na internet que você comprou eles tem seu nome, endereço, CPF, RG, seus histórico de compras, que já da para saber sobre seus gostos.

Quando você usa o cartão de credito, a operadora sabe exatamente onde você esta, em tese quem esta usando seu cartão, o que foi comprado, tanto o que você come, o que usa para limpar a casa, lavar as roupas, saberá por meio de um histórico se você é vegetariano ou não, ou saberá também se você toma remédios pela última farmácia em que esteve, o últimos lugar em que se divertiu, pagando o ingresso para entrada em algum cinema.

Podemos pensar nisso tudo como um mal necessário, mas imagine um mundo, em um futuro não muito distante, onde governos autoritários possam ter acesso a dados de usuários como do Facebook, Google, empresas de cartões de crédito, e cruzar todas essas informações, imagine que cada esquina de uma cidade possua uma câmera e que ela esquadrinhe o rosto de cada pessoa que passar por ela, você poderá ser localizado em qualquer lugar que esteja.

Imagine serviços de mapa com alcance maiores, do espaço você poderia visualizar ate as expressões faciais de uma pessoa que olhasse para o céu ou de alguém tomando o sol ao lado da piscina.

O texto pode ser uma viagem minha, mas tente imagina em quantos lugares você deixa alguma informação sua e quem pode ter acesso a isso e sua imaginação irá longe.

Eu fiz esse texto, porque muita gente, muita gente mesmo ainda não se deu conta do que seja realmente privacidade na internet, gente que ainda não se inteirou, aprendeu certos conceitos e depois deixa a vida exposta demais, quando na verdade não gostaria. Você não deixa a porta da sua casa aberta para qualquer um entrar não é mesmo? Então porque você faz diferente em outros meios?


Agora imagine só, tudo que fiz acima foi apenas um exercício de imaginação, pense quando a bandidagem ficar esperta mesma, sequestrar, ameaçar alguém vai estar a alguns cliques de distancia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually