Windows 7 travando?




Nesse post vou fazer uma apanhado de motivos para o Windows 7 travar, mas as dicas servem para as outras versões do Windows também.

Driver de vídeo


Esse é um dos problemas comuns de travamento no Windows 7 que tive diversas vezes. Muitas vezes o Windows Explorer trava, para de responder, algumas vezes acaba voltando se você apertar Ctrl + Alt + Del.
Mas já teve casos em que eu tive que reiniciar a máquina.


Solução

Simples, reinstalar o driver ou ir no site do fabricante do seu chipset de vídeo (placa de vídeo) e baixar o driver mais recente. Para quem usa placas de vídeo, vá diretamente no site da Ati ou Nvidia na seção downloads e baixe a versão mais recente.
Para quem não tem uma placa de vídeo, o jeito é ir no site do fabricante da sua placa mãe, na seção downloads, procurar por chipset e instalar o driver.

Agora atente-se ao fato que em alguns casos usar o driver mais recente não resolve, pois muitas vezes acabamos tendo problemas por justamente usar a versão mais atual, então resta fazer um downgrade, ou seja, usar um versão mais antiga do driver, pois o mais recente pode estar com algum bug, algum problema de compatibilidade.

Memória


Alguns problemas de travamento, tela azul inclusive, podem acontecer devido a algum problema em algum módulo de memória. Normalmente quando se verifica o significado daquele código de erro que aparece na Tela Azul da Morte ele já acaba dizendo que o problema se refere a isso.
Para ter certeza utilize algum programa para verificar a memória, o Windows 7, no seu DVD, dispõe de um programa para teste de memória, basta reiniciar o computador com o DVD dele no leitor e na seleção que aparecer, selecione o teste de memória e ele irá verificar e indicar se existe algum problema.
A maioria das distribuições Linux hoje em dia, senão todas já possuem também um programa para teste de memória.

Mas atenção a um detalhe. O programa utiliza um algoritmo que checa se está tudo ok com o módulo, se houver algum problema de comunicação entre a placa mãe e o módulo de memória, ele apontará erro, mas isso não fica evidente. Então se atente ao fato de que talvez seja por exemplo problema com a placa mãe e não com o módulo de memória, tente limpar os slots de memória antes de efetuar algum teste.

Poeira


É meus amigos, estão pensando o quê. Não deixe seu computador juntar bicho, tire algumas horinhas durante o mês para fazer limpeza, porque a poeira também pode acarretar travamentos, desligamentos abruptos.
Lembro me que certa vez eu estava tendo problema com meu computador, desligando constantemente, pensei até que fosse calor excessivo, algum problema no processador, fiz limpeza interna, mas ainda nada, havia um item que eu não tinha limpado, a fonte, abri ela, retirei toda a poeira com uma bomba de ar e desde então os travamentos pararam.

Sempre se atentem a isso.

HD (Disco Rígido)


Outro foco de travamentos pode ser seu disco rígido, seja por má conexão dele com a placa mãe, sempre verifique isso ou  por ter bad blocks, que são áreas do disco que não podem ser gravadas nem lidas. Detectando esse último problema, aconselho que já vá providenciando a compra de outro disco e faça backup dos dados nele o mais rápido possível, melhor não arriscar. Existem diversos programas na internet para fazer verificação no disco, aconselho que usem.
Usando o CrystalDiskInfo descobri que meu hd Seagate de 1,5TB está com um bad block, isso devido a um lote que veio com problemas, desde então fiquei mais atento com ele, apesar de ainda poder ser usado.

Anti-Virus


Pode não parecer, mas fique atento com seu anti-vírus, eles podem ser mais intrusivos do que você imagina, pois em alguns casos eles podem acabar bloqueando funções do sistema e acarretar travamentos seja no Windows 7 ou em algum programa confiável que você esteja usando no  momento.

Como monitorar melhor


Um recurso que sempre uso é verificar os logs do Windows, é onde ele registra diversas ações que ocorrem no sistema, como inicialização, travamentos de aplicativos, conexão com a internet e muito mais, com ele você pode ver algumas mensagens e acaba descobrindo algumas vezes o que está travando o seu sistema, mas já advirto que entender algumas mensagens é pior do que entender chinês, mas mesmo assim vale a pena.

Para acessar os logs no Windows 7, clique com o botão direito do mouse no ícone Computador no menu iniciar, clique em Gerenciar, na tela que aparecer clique em Visualizar Eventos, pronto, diversos logs estarão disponíveis ai, basta explorar e vai ver que não é tão difícil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually