O que é melhor comprar: Notebook ou um Desktop


Alguns ao comparem o primeiro computador acabam ficando nessa dúvida, dúvida essa que aparece sempre que vamos comprar um item pela primeira vez, este ou aquele, computador desktop (computador de mesa para alguns) ou notebook?
Adquiri a algum tempo um macbook para trabalhar como desenvolvedor iOS e Mac. Por motivos de trabalho e entretenimento eu fiz alguns upgrades no desktop tornando-o mais poderoso para condizer com minhas necessidades, investi em mais memória, mais HDs de maior capacidade, comprei até um SSD, monitor de 22 polegadas e placa de vídeo melhor. Mas como meu foco de trabalho mudou, no desktop utilizo Windows 7, acabei com o tempo utilizando mais o notebook, meu macbook, e nisso passei a usar pouco o desktop, tanto que agora ele passa praticamente o dia inteiro sem ser ligado. Nem preciso dizer o quanto isso aliviou minha conta de luz.
Mas depois disso veio o arrependimento, passei a utilizar cada vez mais o notebook (macbook) e sofrer com desempenho. Isto porque eu não imaginava que fosse usa-lo tanto e no Mac OS (sistema operacional que roda no Macbook nativamente) faço as mesmas coisas que conseguia fazer no Windows, então ferramentas de trabalho no meu caso não faltou. O fato é que agora estou vendo necessidade de fazer upgrade, atualizar meu macbook em memória e pensei até em um SSD para que eu possa utiliza-lo como máquina principal e deixar o desktop de lado.
Quero expor aqui então vantagens e desvantagens de ambos, desktop e notebook e o que deve ser levado em conta na hora da compra, assim não acaba se arrependendo no final como eu.

Vantagens do desktop (computador de mesa)

Melhores configurações - isso é inegável que com um desktop existe uma gama ampla de configurações, desde máquinas mais simples até as mais poderosas. Você pode comprar já montado computadores de marcas como Dell, HP, Positivo ou você mesmo pode comprar os componentes e montar e deixar uma configuração que atenda as suas necessidades na medida certa, fora que montado você tem mais exatidão sobre a procedência de todas as peças. Só que ao contrário de comprar de alguma marca já montado, você tem apenas garantia individual das peças, ficando tudo por sua conta em caso de defeito ter que ir atrás de solução para problemas de cada componente. Comprando um computador da Dell, HP ou Positivo esse problema se torna até menor pois basta acionar o suporte de qualquer delas. Lógico que se você monta seu próprio micro essa questão não será nenhum grande problema.

Futuros upgrades - esse é um dos maiores atrativos de se comprar um desktop, a possibilidade de upgrade, atualizar componentes, tornando assim um pc velho de 2 ou 3 anos capaz de aguentar mais tempo em termos de memória e processamento. Assim se você comprou aquele desktop com memória de vídeo integrada que não aguenta tocar alguns dos seus vídeos, basta comprar uma placa de vídeo nova, encaixar na placa mãe, configurar driver e aproveitar.
Essa acaba sendo uma desvantagem de se comprar um computador de marca, por isso muito cuidado na hora da compra se você pensa futuramente em fazer upgrade de memória ou placa de vídeo, pois muitas vezes a configuração escolhida pelo fabricante dificulta futuros upgrades, só facilitando mesmo no caso de se trocar por um HD de maior capacidade. No caso de se montar seu próprio computador isso é mais tranquilo pois pode se pensar por exemplo em potência da fonte, processadores aceitos pelo placa-mãe, slot pci-express para placa de vídeo e quantidade de slots para as memórias. Fora também a questão sobre a quantidade de portas sata na placa-mãe caso futuramente você acabe colocando mais HDs.

Mais conexões, melhor expansão - Com o desktop você também acaba tendo disponível mais conexões, audio, vídeo, portas usb, firewire e outras sem ter que ficar recorrendo a adaptadores ou impossibilidade de conexão, algo que pode acontecer com notebooks. Muitos desktops já vem com duas saídas de vídeo por exemplo, fora a hdmi, te permitindo ligar mais de um monitor de maneira comoda. Lembrar também se você por exemplo deseja ter mais de um gravador de DVD.

Desvantagens do desktop 

Gasto com energia - dependendo da sua configuração, ele vai gastar uma parcela significativa de energia, principalmente se você comprar um computador com uma placa de vídeo que exija muito. Se decidir adicionar mais hds, coolers, gravadores o gasto será maior ainda. E muitas vezes talvez você passe apenas o tempo navegando na internet, então você estará andando de Ferrari a 30km por hora e pagando IPVA de 3000 mil reais. Por isso é importante definir em quê você vai usa-lo evitando assim um gasto de energia desnecessário.
Um ponto que cabe aqui também é que você, se não quiser perder aquele trabalho importante numa queda de energia, poderá precisar considerar a compra de um nobreak, um dispositivo que fornece energia para o computador em caso de falta de energia por alguns minutos garantindo assim que você salve trabalhos abertos, evitando perder algo.

Não é móvel - Óbvio hein?! Grande e parrudo não é algo que você ficará mudando frequentemente de lugar, levando debaixo do braço para onde queira.

Ocupa espaço - Dependendo do tamanho do gabinete ocupará considerável espaço, aliado ao monitor e aos fios sua mesa não será muito pequena.

Barulho - Dependendo da sua configuração, esqueça o silêncio ou mesmo dormir e deixar o computador ligado, principalmente no calor acaba sendo algo bem irritante quando se está escutando música.

Vantagens do notebook 

Móvel - essa é a primeira considerada, leve para onde for e continue o que estava fazendo, aliando isso a uma bateria durável, terá momentos bem produtivos e espaço mais flexível, quarto, cozinha, sala, seja onde for. Faça algo em casa continue na faculdade.

Conta de luz mais barata - Gasta bem menos do que se fosse investir em um desktop de mesmas configurações ou superiores.

Menos espaço, menos cabo - Basta uma simples mesa para coloca-lo se quiser deixar em algum canto, sobra mais espaço também para outros itens.

Bateria - Aqui outra vantagem, como meu notebook substituiu em parte o desktop, não perdi trabalhos como antes devido a quedas de energia, porque investir em um nobreak iria ser um gasto a mais para mim.

Silêncio - Bem silencioso mas as vezes chega a fazer certo barulho quando se tem muitos programas abertos, mas bem melhor do que ter que ouvir o barulho do desktop.

Desvantagens do notebook

Preço - Impossível conseguir uma configuração que tenha o mesmo valor de um desktop, sempre é mais caro. Assim se você está pensando em comprar um notebook que serviria como substituto de um desktop mais poderoso, terá que investir bem mais. Fora que a manutenção sempre sai mais caro.

Ergonomia - Nem todo mundo, talvez ninguém se sinta confortável digitando no teclado de um notebook ou mesmo usando o mousepad, principalmente quando se tem que trabalhar horas a fio. Eu mesmo uso um teclado e mouse sem fio que torna mais prazeroso o uso.

Upgrade - Aqui a compra tem que ser mais meticulosa se você pensa no futuro em fazer upgrade para melhorar a performance do notebook, talvez irá querer aumentar a quantidade de espaço para seus arquivos, aumentar a memória para melhorar o desempenho e nem todo notebook é flexível quanto a isso. Então acaba-se gastando um pouco mais se levar isso em conta na hora da compra.

Menor expansão, menos conexões - Outro ponto a se considerar é que não há tantas conexões quanto em um desktop, mas dá para expandir via alguns adaptadores. Então melhor pensar nisso.


Esses são alguns pontos que considerei e você, o que levou em conta ao comprar seu computador ou levará?

Comentários

  1. Legal! Grande Blog! Eu precisava de mobilidade, por isso comprei meu note i3, nada de upgrades mesmo... não vale tanto a pena assim. Tenho meu desktop, um pentium 4 (?) e com um dinheirinho a mais já fiz upgrade para um core 2 duo! Ele já vai durar mais uns 3 anos, tomara...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually