Problemas comuns e nada comuns no computador


Pretendo aqui mostrar alguns problemas com que já me defrontei com computadores, explanar possíveis razões e soluções. Travamentos, tela azul, computador desliga do nada e muito mais. A medida que eu for lembrando eu vou atualizando. Se quiser deixar alguma contribuição, por favor faça nos comentários.


Computador não liga

Problema 1
Verifique a fonte para ver se está tudo devidamente conectado e verifique se a tomada do estabilizador está passando corrente elétrica.
Teste a fonte - Aqui você pode trocar por outra fonte para verificar, caso não haja uma disponível, desconecte todos os cabos da fonte da placa-mãe e no cabo principal que costuma ter de 20 a 24 pinos, conecte, usando um clips de aço ou mesmo um fio de cobre, o terminal verde com um terminal preto, se o cooler da fonte começar a girar, é sinal que está tudo OK com ela. Não entender isso, veja a imagem abaixo, note que o clips conecta o terminal verde no preto:



Problema 2

Verifique se está tudo OK com o processador, você liga o computador, mas sem sinal de vida, enquanto o cooler do processador está funcionando, verifique com cuidado pois seu processador pode ter morrido. Para ter certeza mesmo, se é o processador ou placa-mãe, só levando em uma assistência técnica.


Sem imagem no monitor

Problema 1 
Abra o gabinete, resete a BIOS. Existem diversas maneiras, confira o manual da sua placa-mãe para fazer com segurança, normalmente basta apenas mudar o jumper na placa-mãe, em muitos placas vem bem identificado. Ou você pode simplesmente retirar a bateria CMOS, ligar o computador, desligar e colocar a bateria novamente. Em muitos casos a imagem volta. Não sei explicar como isso resolve o problema, mas resolve em muitos casos.

Problema 2
Verifique se sua placa de video está bem conectada o conector PCI expresse ou AGP na placa-mãe, claro, não se esqueça também que ao conectar uma placa de vídeo, o vídeo onboard, da placa-mãe, é automaticamente desativado, em algumas placas dá para ativar via setup da BIOS.

Estalos do estabilizador

Não é em si um problema mas ao ouvir muitos estalos é o estabilizar chaveando para conter a variação na tensão da corrente elétrica, o problema é que se o computador não tiver proteção, pode acabar prejudicando a fonte com o tempo.


Windows não instala em HD recém colocado

Problema 1

Se se HD for IDE, verifique a maneira como foi conectador, é aqui que se deve ter atenção. Você já deve ter se perguntando porque o cabo precisa ser tão grande se estão tão perto da placa-mãe e já deve ter colocado de tão maneira que a distancia do conector que vai na placa-mãe ao HD seja a menor possível. Não faça isso. Esse cabo tem a razão de ser desse tamanho e deve ser utilizado na sua extensão máxima para que a transferência de dados se dê de modo correto.

Problema 2

Verifique se está tudo OK com o conector IDE, retire a poeira se houver, mesmo sata e vá trocando de conectores caso dê algum erro na hora do reconhecimento na BIOS.

Computador desliga do nada

Problema 1

Verifique sua fonte, melhor, abra ela e faça uma limpeza com jato de ar, verique se o cooler não está emperrado. Em alguns casos a poeira é tanto que impede que a palheta do coller gire livremente. A poeira pode ocasionar curtos fazendo o computador desligar. Aproveite e faça uma limpeza geral na placa-mãe também.

Problema 2

Verifique o quando de potência toda a sua configuração está requerendo, não adianta comprar uma nova placa de vídeo, 2 novos hds, um novo processador e colocar tudo isso em uma placa-mãe, fora o gravador de DVD e achar que a fonte possa aguentar. Antes, dimensione bem para sua necessidade, quantos mais itens, maior terá que ser a potência da fonte para aguentar tantos componentes.

Windows trava com tela azul

Importante: Em qualquer tela azul o Windows sempre fornece um código de erro alienígena, por isso sempre pesquise no Google por ele antes para ter uma melhor noção sobre o problema.
Problema 1
Verifique como estão as memórias usando um programa como o MemTest que verifica se elas estão bem, pois ao acessar um área defeituosa da memória poderá acarretar esses problemas com o windows e linux.


Bom, essas foram algumas que lembrei, com o tempo vou colocando mais. E você, tem algum problema ou solução que queira compartilhar para aumentar a lista acima?

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually