Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Textura de Madeira no Photoshop


Tem pouco tutos em português de como criar, já que muitos se limitam a apenas colocar um link para um site em inglês, fiz esse com base em outro em inglês.


Passo 1

Crie um documento com as seguintes dimensões:
Passo 2
Shift + F5 para preencher o background com preto, se bem que a configuração anterior já faz isso.


Aperte G para selecionar o Ferramenta de Gradiente.


Depois nas propriedades selecione Black/White, escolha o tipo radial e modo Screen:


Agora clique e arrasta o ponteiro do mouse soltando em seguida, criando assim diversos gradientes, faça diversas vezes, deixando parecido com isso:


Passo 3

Agora vamos aplicar nuvens no nosso layer, antes confira se as cores de Background e Foreground estão preto e branco como abaixo:


Acesse Filters -> Render -> Clouds:

O meu ficou assim:


Agora cesse Edit -> Fade Clouds



Configure a Opacidade em 50% e deixe o modo em Soft Light, isso vai fazer com que as nuvens não cubram completamento o que nós fizemos anteriormente.
O meu ficou assim:



Passo 4

Vamos repetir o passo anterior usando dessa vez Fibras:




Na janela que aparecer configure como abaixo:

Vamos configurar o Fade novamente, vá em Edit -> Fade Fibers, deixe como abaixo:

Passo 5

Vamos usar 18 níveis no Posterize, assim nossa textura de madeira começa a tomar forma, acesse Image -> Adjustments -> Posterize:


Configure para 18:


Duplique seu layer para ter uma copia de backup.

Passo 6

Vamos aplicar o filtro High Pass:




Perceba como as esferas feitas antes com a ferramenta Gradiente definem a aparência da textura, pode experimentar modificar o valor do Radios para ver como fica:

Passo 7

Selecione os dois layers, para selecionar mantenha Ctrl ou Cmd pressionado e clique em cada um dos layers.
Vá em Edit -> Transform - -> Scale, vamos esticar nosso layers.
Deixe a altura em 250% como abaixo:

Passo 8

Vamos criar um novo layer com uma cor de preenchimento, clique em Layer -> New Fill Layer -> Solid Color:


Quando for para finalizar a criação desse layer, escolha na pelata de cores, a cor marrom, isso definirá o tom da textura de madeira, o layer deve ficar posicionado abaixo de todos. Vá na paleta de cores, e clique no layer que você tinha aplicado o High Pass e mude seu blend mod para Vivid Light como abaixo:






Veja como ficou:


Passo 9

Na paleta channel duplique o layer Red, clique com o botão direito em cima dela e vá em Duplicate:

Vamos inverter o novo canal alpha, selecione tudo com Cmd/Ctrol + A e depois vamos inverter com Cmd/Ctrl + I. Agora esconda ou delete o layer de backup criado anteriormente. Não delete o canal vermelho. Vá em Selection -> Load Selection e escolha nosso canal vermelho alpha:
Agora vá em Layer -> New Adjustment Layer -> Curves, na janela abaixo altere levemente a linha de input para assim escurecer bem de leve a imagem:

Mexendo nos ajustes das curvas em cada uma das cores mudamos a tonalidade da textura, abaixo mudei a curva do vermelho:



Ficando logo depois assim:


Passo 10

Duplique o nosso layer com a textura, abaixo o layer duplicado é o madeira 2 motion:


Vá em Filter -> Blur -> Motion Blur, deixe como abaixo:


Passo 11

Com o layer motion selecionado, vá na paleta channel e no conto inferior esquerdo clique no botão para criar um novo canal. Repita os mesmos passos anteriores que você usou para aplicar o filtro Fiber que usamos antes. Depois vá em Edit -> Transform -> Scale e na altura mude para 250% e aplique. Depois disso vá em Select -> Load Selection e selecione o canal alpha criado.
Depois vá em Layer ->New Adjustment Layer -> Curves, e alter a linha abaixo bem levemente, notará como a textura muda:


Esse novo layer deve estar posicionado acima do layer madeira 2 motion, veja como ficou depois de uma leve alteração:

Passo 12

Vá em Layer -> New Fill Layer -> Gradient, e deixe como abaixo, perceba como a textura muda e fica mais bonita, esse novo layer deve ficar acima de todos:

Mude o Fill para 30% e mude o blender mode para Color Blurn como abaixo:


Passo 13

Vamos saturar um pouco nossa textura, isso se você quiser claro, vá em Layer -> New Adjustment Layer -> Hue/Saturation, veja os valores que deixei:


Passo 14

Selecione todos os layers e vá em Layer -> New-> Group from Layers, chame o grupo de madeira ou outro nome qualquer.

Pronto, você criou uma textura de madeira, perceba que existem diversos parâmetros que se alterados mudam a consistência da textura.

Fonte: PSDTuts+






Artigos relacionados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.