SSD ou HD qual comprar?


Muita gente deve achar que gastar grana em comprar um SSD deve ser perda de tempo, bom, discordo muito disso, não vou me alongar em explicar no que é um SSD, uma rápida googlada irá responder sua pergunta, é apenas um dispositivo de armazenamento sólido, que usa chips para armazenar dados, como pendrives, ao invés de discos  como HDs.
E não se engane, SSD é uma coisa, Solid State Drive, e HD, Hard Disk, é outra, ambos fazem a mesma coisa e tem suas vantagens e suas desvantagens, não vou me alongar em detalhes técnicos mas vamos a alguns detalhes.
Tempo de vida
O SSD tem um problema que é a quantidade de vezes que dados podem ser escritos, é comum encontrar isso nas descrições técnicas, o que faz com o tempo seu desempenho reduzir, mas acredite, isso demora muito tempo, não é algo que você deva realmente se preocupar, HDs não tem esse problema.
E a medida que a tecnologia de armazenamento evolui esse tipo de coisa é melhorada.

Velocidade

SSDs são muito, muito mais rápidos que HDs, enquanto em um SSD você obtém taxas lineares de 100MBs(Megabytes) ou mais de leitura/escrita, no HD, sendo sata, você pode obter isso mas não é algo tão linear como o SSD, já tentou copiar aquele arquivo e ver a taxa de transferência ir diminuindo?
Mas esqueça a velocidade, esse em si não é um dos maiores diferenciais do SSD que considero, e sim o tempo de acesso que gira na ordem de milisegundos, quando for comparar um SSD com um HD, sempre repare nesse ponto, verá a enorme diferença entre um SSD e um HD, o que faz o SSD ser maravilhoso, isso faz com que dados sejam encontrados, carregados mais rápidos para a memória do sistema, dando aquele efeito de quase instantâneo em programas e se você é como eu e odeia esperar dezenas de segundos para um programa iniciar vai achar isso perfeito.
Junto com a velocidade de escrita e leitura, um SSD frente a um HD se torna imbatível.
Mesmo que você monte um conjunto em RAID 0 com um HD e que sua taxa de transferência seja maior que a de um SSD, você notará claramente que o tempo de acesso ainda assim fará enorme diferença nas atividades como abertura de documentos, execução de programas.

Barulho

SSDs são silenciosos, até porque não existe um dispositivo motor dentro deles como são os HDs e estes tipicamente fazem um barulho irritante quando estão sendo acessados.

Resistência

SSDs são bem mais resistentes que HDs, estes por possuírem partes móveis requerem mais cuidados, por isso não é saudável ficar para cima e para baixo com o notebook ligado e quedas podem comprometer o funcionamento.

Preço

É aqui que a porca torce o rabo, foi o preço que me fez comprar um SSD de apenas 64, enquanto que com a mesma grana eu poderia ter investido em um HD de 1,5TB ou até mais, bom, eu já tinha um desses.
Então o que deve ser considerado mesmo é o custo benefício, o que você quer? Velocidade ou Quantidade de Armazenamento?
No meu caso, buscava por velocidade, e é na verdade o que faz todos procurarem, investirem em SSDs.

Bom, esses foram alguns prós e contras, ai você pode ter ainda achar que no dia a dia, trabalhando, a diferença não será notada, uma grande mentira.
Eu comprei um SSD de 64 GB por perceber que depois de ter feito um upgrade para um Atlhon X2 de quatro núcleos e está com 3GB de ram, meu único gargalho era o HD, sua velocidade de acesso, tempo de resposta, piora ainda quando você está trabalhando com diversos programas abertos, até a alternação entre eles se torna tediante. Principalmente no Windows.
No Windows eu percebi que é feito um uso muito grande do swap, mesmo com memória ram disponível, e mesmo com tudo instalado em um HD sata 3 ainda assim sofria alguns delays com programas como o Photoshop, Vmware e diversas máquinas virtuais, Aptana, Firefox e Chrome com diversas abas abertas, fora ainda quando eu abria Excel, word e alguns outros programas. Você nota claramente o quanto o HD sofre com tudo isso.
Com o SSD, apesar do pouco espaço, esse problema sumiu, só o fato do swap do Windows está em um espaço mais rápido, já melhora e muito o tempo de resposta. E tomei esse veredicto final de compra depois de fazer testes com HDs virtuais rodando direto na memória ram para ver como se comportavam.
O tempo de boot é muito rápido, desde apertar o botão Power, até fazer o login, é muito bom, logar no sistema e não esperar praticamente nada para começar a trabalhar.
Muitas vezes eu tinha que ligar o computador na pressa e ainda depois do login ter que me deparar com programas se iniciando em background e mesmo tentar abrir alguma coisa e travar, justamente por causa do tempo de acesso do HD.

Mesmo que não dê para colocar tudo no SSD, você pode fazer como eu, colocar o Sistema Operacional nele, junto com alguns programas e o resto pode ser colocado em outro HD, é o que faço com um de 400GB e outro de 1.5TB. 
Um detalhe que você precisa saber, é que colocar por exemplo o sistema em um HD e dados em outro, com cabos independentes, como no cabo sata, torna o acesso bem mais rápido do que particionar um HD colocando um SO e dados em partições diferentes.

Já para meu macbook, que sofro com a lentidão do HD dele, estou quase comprando um HD híbrido, que tem módulos Flash, SSD, de 4GB e 500GB restantes em um hd comum.
Só o fato dos 4GB serem usados como cache, para acelerar  tudo, já vale muito a pena.

Se você ainda está em dúvida sobre comprar ou não, procure no youtube por "SSD versus HD", e acredite, dependendo do modelo que você compra, é como mostram os vídeos, abaixo alguns:


São só alguns, mas existem diversos outros com os mais variados testes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually