Como tirar foto da tela (Printscreen, Screenshot) no windows



No windows além da forma nativa usando a tecla printscreen temos alguns programas que fazem esse trabalho de maneira simples. Vamos a forma nativa primeira, esse artigo é voltado para os mais leigos.

Usando a tecla printscreen

O Windows (no caso o XP) peca por não facilitar a tarefa de se tirar uma simples foto da tela, também chamado de screenshot.
No seu teclado procure pela tecla chamada Printscreen:

Esta tecla esta sempre perto da Insert e Pause Break.
Como eu disse, nativamente no windows é meio chato tirar screenshtot, quando você clica na tecla Printscreen ele salva uma foto da tela na memória, na àrea de transferência, assim você tem que abrir algum programa e colar a imagem gerada, pode ser no Word, PowerPoint, ou no Paint.
No caso vamos salvar a imagem no Paint para gerar uma simples imagem.
Vá no menu Iniciar do Windows, depois em Programas, Acessórios e clique em Paint, ou Microsoft Paint.
O programa de imagens nativo do Windows será aberto, vá no menu Editar, depois Colar e pronto, basta clicar no menu Arquivo e depois Salvar, salve onde quiser a imagem gerada.
Abaixo duas fotos (screenshots) que tirei do processo e como localizar o Paint no Windows XP, no Windows Vista e 7 é praticamente o mesmo caminho, mas fica mais fácil digitar o nome do programa na barra de busca no menu Iniciar:



No Windows 7, não me lembro se no Windows Vista também, você pode usar a Ferramente de Captura, mais acessível, digite Ferramenta de Captura na barra de busca do menu iniciar, abrindo a ferramenta ele te dará a opção de capturar uma porção da tela, a tela cheia ou mesmo apenas uma janela, depois de feito isso, aparece a janela abaixo onde você pode fazer pequenas edições, salvar no desktop ou já enviar por email, bem mais prático que o método anterior:

Outros programas
Procurando pelo Google achará diversos outros programas que simplificam e muito a tarefa de tirar screenshots, principalmente para quem faz tutoriais. Um que uso sempre Gadwin PrintScreen:
Há diversas opções que você pode customizar, formato a ser salvo, pasta, pode antever a imagem ou já salvar direto. Economiza um bom tempo na tarefa de tirar diversas fotos da tela. Super Recomendo.
Existem diversas outras opções, se tiver alguma recomendação deixe  nos comentários.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually