O problema da barra de menu no Mac OS

O Mac OS X Snow Leopard é bom, muita gente diz até que é perfeito, eu discordo e muito disso, não existe SO perfeito, existe aquele que é adequado para cada situação, cada usuário. Então tem pequenas coias que me fazer sentir um ódio mortal no Snow Leopard e para uma empresa como a Apple que prima pelo Design, e Design não é so aparência, pra mim esse tipo de coisa se torna mais inadimissível ainda. Eu falo da barra de menu.




É onde aparece, claro, o menu dos programas abertos e muitos programas que você instala, SOMENTE ficam acessíveis por ai. Agora olhe a imagem abaixo da minha barra de menu mostrando o Preview do Mac aberto:


Clique para ampliar
Agora repare quando seleciono outro programa que tem menos itens no menu como o Finder por exemplo:

Clique para ampliar
Percebam que aparecem mais itens, mais programas ativos na barra surgindo do lado esquerdo. Entendam que se você instala mais itens do que você pode ver na sua barra, você não poderá acessar os itens que esteja lá. Então sempre que quero acessar um item que esteja escondido eu tenho que clicar, selecionar no dock algum programa que tenha poucos itens no menu, mas mesmo assim não consigo visualizar todos. Procurei uma solução para isso e não encontrei, talvez se eu tivesse um monitor de 30 polegadas conseguria visualizar tudo, mas esse não é um tipo de solução fácil não é? Estou pensando em criar algum app para Mac OS que resolva esse problema.


Mas você poderia perguntar, para quê tantos itens, remova alguns!
Bom, eu uso todos esses itens e queria usar mais, so que como visto o sistema não deixa e se um sistema me dá a possibilidade de usar alguma recurso é esse sistema que me deve impor limitações, mas como sempre as vezes a Apple dá umas bolas fora, quem planejou essa parte partiu do principio que ninguém nunca ultrapassaria o limite de itens a serem visualizados, o pior é que isso varia coforme o tamanho do seu monitor, então se você consegue visualizar os itens confortavelmente em 17 polegadas o mesmo talvez não será verdade em 13 e isso atrapalha. Bastava colocar um pequeno botão de revelação ao final do menu que mostram os itens restantes, algo como no Firefox, se você tem mais abas que a tela pode conter você consegue visualiza-las rapidamente atravês de um botão, rápido, pratico, fácil:
Clique para ampliar


Eu sempre me pergunto como um time de engenheiros na Apple não cuidaram de um detalhe tão simples. Mas uma vez digo, se você disponibiliza um recurso em um sistema, em um programa, se houver limites, defina-os, pois poderá deixar o usuário decpecionado. Isso é uma resposta para quem acha que eu deveria usar menos itens, o que não dá, você sempre tem que tentar prever o comportamento do usuário para que erros meio que amadores como esse não aconteçam.
E você, sofre com esse problema no Mac ou sou só eu?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually