Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Review adaptador UGA usb display

Eu sou apaixonado por usar múltiplos monitores, pelo menos pra mim é perceptível o ganho de produtividade quando distribuo os apps entre mais de um monitor. Com meu macbook white mid 2009 uso um monitor Samsung de 22 polegadas mas ainda assim sentia falta de um terceiro monitor, como tenho um monitor de 17 polegadas aqui sentia pena de ve-lo parado sem uso algum. 
Vi então um post antigo do Br-Mac sobre um adaptador UGA, é um dispositivo que você conecta na porta USB e por meio de um driver torna possível o sistema operacional reconhecer um monitor plugado por meio dele.
Pesquisando na net vi que era um pouco caro e dificilmente alguns sites gringos enviariam para o Brasil e não passar fácil pela receita e ser tachado. Pesquisei então nda dx.com e encontrei o modelo abaixo:


Demorou cerca de 1 mês para chegar.
Segue algumas fotos:













Abaixo os acessórios, como se pode ver nas fotos seguintes vem junto dois adaptadores tanto para VGA quanto para HDMI:





Saída DVI padrão, no caso pude plugar normalmente no meu monitor Samsung mas tive que usar o adaptador VGA para plugar no monitor de 17 polegadas.




Vamos então aos testes.


Mac Os


Teste no Mac OS Mavericks e no Mountain Lion.  Se você estiver sem acesso a internet no momento da instalação terá um pequeno problema. O mini-cd não foi aceito pelo Super Drive no Macbook, eu sinceramente nem sabia. Tendo acesso basta baixar o driver mais atual no site da Display Link.
Depois disso é instalar o driver, reiniciar o Mac OS ( achei isso um absurdo mas passa...) e conectar o adaptador e já estará pronto para uso:








Depois abra as configurações do Display no Mac e organize os monitores como bem quiser.
Quanto ao desempenho, achei meio frustrante, nem pense em assistir vídeos nessa tela, trava muito mas é ideal para conteúdo estático, Twitter, Facebook, ebook, trechos de código abertos e tudo mais, o desempenho disso tanto no Mountain Lion quanto no Mavericks foram semelhantes.

Windows


Peguei o notebook do meu pai e fiz a instalação do driver e irônicamente ele não pede pare reiniciar para concluir a instalação como no Mac Os e ao contrário do Mac, o desempenho no Windows foi a primeira vista perfeito, dá para executar vídeos normalmente na tela plugada e não se vê as travadas notadas no Mac OS, ponto para o Windows, senti uma raiva nessa hora mas fazer o quê, o driver para Mac está na versão 2.0 e a do windows na 7.1 nesse momento, eu espero sinceramente que possam melhorar isso, o que duvido bastante.

Linux


Quanto ao Linux não tive ainda a oportunidade de testar, a instalação do Ubuntu no meu macbook não deu certo e to com preguiça de tirar a poeira do desktop que tenho aqui e colocar o Fedora para iniciar, mas assim que fizer isso atualizo o artigo aqui, parece que nos kernels mais recentes o suporte já vem embutido, talvez o desempenho seja bem melhor que no Mac OS. 
Não vou testar em uma máquina virtual porque no final quem faria a interface com o barramento USB seria o Mac OS e isso comprometeria o teste.



Veredito


Compre, principalmente se você usa Windows onde pelo menos não vi problema nenhum, nele pretendo fazer mais alguns testes como executando um vídeo em FullHD, não deu certo porque estava lento pra caramba. 
Depois vou comprar um cabo HDMI e testar para ver como se sai mas como já mostrou os testes anteriores o desempenho será bem melhor no Windows.
Outra vantagem, não testei, é que você pode plugar o adaptardor direto em um HUB usb junto com diversos outros adaptadores, expandindo assim seu leque de opções. 
Como meio que perdi uma porta USB no processo fazendo isso, vou comprar um HUB usb e um adaptador Firewire-USB já que não uso minha Firewire e experimentar ligar o UGA adapter nela.
Outro detalhe como já indicado nas imagens é a resolução maxima dele mas existem modelos que podem fornecer resoluções maiores.










Artigos relacionados

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.