Mac OS El Capitain lento

--> Muito bem, depois de choros, tristezas, cabeçadas na parede, resolvi dar fim a lentidão insuportável que eu estava tendo ao abrir alguns aplicativos no Mac OS El Capitain, como eu tenho o iStats instalado, fica fácil monitorar.
Meu problema ocorria toda vez que eu ia abrir alguma aplicação, até mesmo o finder, a janela ficava sem resposta por uns segundos. Monitorando no iStats vi que o IO do disco ia para níveis absurdos beirando os 100MB/s, uso ssd no macbook, e o vilão disso tudo é um processo chamado tccd, se você pesquisar no Google irá ver diversas mensagens de amor a esse processo. Pelo que entendi ele é algo relacionado a contatos no Mac, o porque ele teima em ficar ativo a cada programa aberto, não sei.
Depois de alguma pesquisa, vi que era fácil desativar, sendo um serviço no Mac.

Para listar se o serviço está ativo, abra o Terminal.app e:

sudo launchctl list | grep -i tccd
#269 0 com.apple.tccd.system

Acima o resulta mostrando o serviço ativo, para desabilita-lo:

sudo launchctl unload -w /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.tccd.system.plist

Ao executar o comando acima, se você receber algo relacionado a permissão, significa que o SIP está ativo no Mac OS, ou seja, mesmo como root você não poderá alterar certos arquivos do sistema.
Para desativar o SIP momentaneamente:

Reinicie o Mac
Após o bip aperte ao mesmo tempo Command+R.
Quando terminar de carregar - Utilitários -> Terminal
Digite:
csrutil disable;reboot

SIP, desativado, agora você conseguirá deixar o tccd inativo, após desativa-lo, repita o passo anterior para desativar o SIP, apenas use o comando abaixo para reativar o SIP novamente:
csrutil enable;reboot

Eu não faço ideia de como o tccd irá interferir no meu uso do Mac OS, mas até agora está normal, se perceber alguma anomalia, basta ativar o tccd novamente e testar:

sudo launchctl load -w /System/Library/LaunchDaemons/com.apple.tccd.system.plist

Fontes:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually