Fazendo backup do hd com o partimage direto no servidor


ANTEÇÃO: ANTES DE PROSSEGUIR, APROVEITE E LEIA ESTE ARTIGO PARA MELHOR APROVEITAMENTO.





No artigo anterior mostrei como fazer backup de uma partição utilizando o partimage, agora vou mostrar como isso pode ser feito fazendo o backup direto em um servidor, isso pode ser útil em uma rede com vários computadores, tornando o processo nesse caso bem mais comodo e rápido.

Vamos então aos passos:

  • Decida qual computador irá receber o arquivo de backup, certifique-se que haja espaço em disco suficiente para isso.
  • Como é um procedimento rápido você poderá compartilhar a partição inteira ou apenas um pasta no windows. Não vou mostrar como fazer isso, estou pressupondo que você já saiba, é algo bem simples, você pode ou ão colocar senha no compartilhamento, tanto faz.
  • Conecte os dois computadores, o que vai ser feito cópia e o que vai receber o backup, pode ser tanto por cabo crossover quanto por um switch. Nesse caso estou utilizando um cabo crossover.
  • No PC com Windows configure sua interface de rede com o ip 10.0.0.1 mascara 255.255.255.0, retire o gateway e o dns.
    Conecte le ao computador que vai ser o servidor, no caso o que se vai gerar a matriz, através de um cabo crossover
Na imagem abaixo podemos ver como ficará nosso arranjo físico:

Clique para ampliar

Agora se baseie no artigo anterior para fazer backup com o partimage, até o procedimento de montar a partição. Como iremos salvar o arquivo em um outro computador, então temos que configurar a rede para que os dois computadores possam se comunicar. Lembre-se se de configurar a rede na máquina windows que irá receber o arquivo de imagem. Nesse caso ela foi configurada com o endereço 10.0.0.1 e máscara 255.255.255.0. Então os computador de onde vai ser feito a cópia vai receber o endereço 10.0.0.2 e máscara 255.255.255.0.

Para configurar o ip, já com o cd do SystemRescue no computador, digite no terminal:


ifconfig eth0 10.0.0.2 netmask 255.255.255.0 up


Ou também você pode digitar:
net-setup

Aparecerá um programa em modo gráfico, basta entrar com os dados de interesse como máscara e ip e os outros campos pode se deixar em branco.

Depois de configurado o ip, veja se os computadores estão se comunicando com o seguinte comando:

ping 10.0.0.1


PING 10.0.0.1 (10.0.0.1) 56(84) bytes of data.
64 bytes from 10.0.0.1: icmp_seq=1 ttl=255 time=1.65 ms
64 bytes from 10.0.0.1: icmp_seq=2 ttl=255 time=1.05 ms


Veja que a resposta do ping foi positiva, então estamos prontos para o próximo passo.

Lembra-se do compartilhamento que foi criado no windows, o local onde salvaremos a imagem? Vamos atravês do linux, nos conectar a esta pasta e monta-la localmente na máquina em que faremos o backup. Nesse processo de montagem, será como se essa pasta remota fosse no próprio computador em que estamos fazendo a cópia, algo transparente para qualquer aplicação que venha acessa-la.

Vamos supor que você decidiu compartilhar a pasta chamad Dados e que você definiu um usuário de acesso chamado tux.

Digite então o seguinte comando:


smbmount //10.0.0.1/Dados /mnt/windows –o username=tux

Em seguida digite a senha que você definiu. Agora a explicação para o comando.

smbmount é usado para montar compartilhamentos samba e do windows.
//10.0.0.1 é o endereço da máquina onde salvaremos o backup.
/Dados é a pasta compartilhada no windows onde o backup será salvo.
/mnt/windows é a pasta local onde montaremos o compartolhamento do windows. Esta pasta windows já existe no SystemRescue, se estiver usando algum outro livecd lembre-se de cria-la.
-o username=tux este parâmetro permite passar o nome de usuário que tem acesso ao compartilhamento.

Após isso digite a senha que será pedida.

Agora se você experimentar digitar:

ls -la /mnt/windows
Se tiver algum arquivo ou outra pasta dentro da pasta Dados eles serão visíveis neste computador, se quiser pode criar alguma pasta também e ve-la aparecer no explorer do windows com o comando:

mkdir pasta_teste
Agora que já fizemos isso você pode prosseguir no restante do tutorial que eu já tinha feito antes, seguindo aquela mesma telas que estão lá, você poderá usar esse procedimento tanto para fazer o backup ou mesmo restaura-lo apartir de uma máquina remota.

Como fizemos por um cabo crossover o limite será a largura de banda das placas de rede dos computadores. Se ambos os computadores tiverm placas de 1Gbs vai ser bem rápido a cópia, vai depender também do tamanho do backup.

Depois que o processo tiver terminado você pode simplesmente desligar o computador.

Dicas


Se você estiver em uma rede coporativa, você pode no momento de montar a pasta remota, usar uma senha local do computador onde se vai salvar ou restaurar o backup, nesse caso poderia ser uma senha de administrador local.
Mas se você não tiver essa senha e estier em uma rede com um domínio, basta usar uma conta com permissão para acessar o domínio e acrescentar mais um parâmetro no comando smbmount. Vamos supor que você quisesse salvar a ou restaurar o backup de um diretório chamado Imagem do servidor da empresa, que seu usuário de acesso é Master e o nome do domínio é Empres e o ip do servidor é 143.56.78.1, o comando ficaria assim:

smbmount //143.56.78.1/Imagem /mnt/windows -o username=Master,workgroup=Empres
Mas antes disso seria necessário adicionar um gateway para que o micro onde estamos gerando a matriz pudesse encontrar o servidor, para isso você pode utilizar o comando net-setup no SystemRescue, nele você encontrará um opção para adicionar o gateway e se quiser até o endereço do servidor DNS. Ou então com o comando:

route add default gw ip_do_gateway

Espero que não tenha sido muito difícil entender o que escrevi, é que é preciso sabe de algumas coisas para se poder aproveitar o máximo esse artigo, mas não se esqueçam de antes ler o artigo anterior sobre uso do partimage. Sei que existem outras ferramentas até melhores que o partimage para se fazer backup pela rede, é que esse artigo reflete uma condição pela qual me defrontei, e como não havia encontrado nada a respeito, fiz meu próprio métod e decidi colocar aqui para todos.


Caso algum ponto tenha sido de difícil entendimento, me diga nos comentários, assim eu altero o artigo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually