Criando um relógio em vetor no Illustrator


Bom, já que tem muito tutorial em inglês e pouco em português, resolvi me basear em um, assim como o Textura de Madeira no Photoshop.


Crie um documento no illustrator, deixei minhas medidas conforme abaixo:

Selecione a o Ellipse Tool (L), vamos desenhar um circulo, no seu layer, segure Shift enquanto desenha o circulo, assim teremos um objeto de proporções perfeitas, em seguida aplique um gradiente num tom azul para preto, como abaixo:


Agora pressione Ctrl\Cmd + C para copiar o layer e Ctrl\Cmd + B para envia-lo para trás do layer atual.
Com a Selection Tool (V), clique no primeiro circulo, vá em Object -> Transform -> Scale, eu deixei em 70% como abaixo:


Ajuste o gradiente do layer que você acabou de redimensionar, o meu ficou assim:

Ctrl\Cmd + C para no layer maior e Ctrl\Cmd + F para cola-lo a frente.
Você pode diminuir o tamanho desse novo shape usando o metodo anterior para diminuir o tamanho ou clique no objeto e aperte Shift + Alt e redimensione ele para ficar menor.

Ctrl\Cmd + F novamente para colocar outro objeto a frente de todos.
Preencha esse circulo com preto:


Com esse objeto selecionado, vá em Effect -> Texture - -> Grain, deixei os valores como abaixo:


Agora mude o blend mode para Multiply e a opacidade para 15%:

Novamente, copie o objeto maior no topo dos layers e diminua o tamanho dele, lembre-se do que fizemos antes para isso, usando o Scale ou Shift + Alt como abaixo, mude o gradiente para ficar de branco para cinza:

Em uma parte do documento, desenhe um pequeno retângulo com a Rectangle Tool (M), logo depois duplique segurando Alt e arrastando, deixando assim:

Eles servirão para mensurar as horas. Vamos duplica-los para preencher a representação de todas as horas. Primeiro, selecione os dois retângulos e agrupo com Ctrl\Cmd + G. Vá em Object -> Transform -> Transform Each. Deixe configurado como abaixo:


Deixe o ângulo em 30 graus, pois temos 360 graus dividido por 12 que é igual a 30, que é o angulo que cada mostrador deve ter. Depois disso clique no botão Copy e em seguida Ctrl\Cmd  + D para ir duplicando e veja mais indicadores sendo adicionados.
Quando terminar agrupe (Ctrl\Cmd + G) e posicione os indicadores na face do seu circulo, o seu relógio.
Lembra que antes estávamos duplicando o circulo maior e diminuindo seu tamanho para compor a face do nosso relógio? Faça isso novamente e diminua seu tamanho, lembrando que para manter as devidas proporções, selecione o objeto e segure Shift + Alt e diminua, depois aplique um gradiente vairando em cinza como abaixo:
Agora vamos desenhar os ponteiros. Pegue a ferramenta Rounded Rectangle Tool e faça três retângulos de tamanho variado e espessura e os diferencia por uma cor do seu gosto como eu fiz abaixo:

Agora posicione eles no meio do relógio acima do nosso círculo central, para que os ponteiros fiquem abaixo do círculo central, você pode selecionar o ponteiro e apertar Ctrl\Cmd + [ que ele desce uma camada, rotacione para que fique tudo ajustado, como eu fiz abaixo:

Vamos criar um sombreamento para os ponteiros. Selecione os três novamente, segure Alt e arraste levemente para baixo, mude a cor deles para preto, blend mode para Multiply e transparência para 20%, veja como ficou o meu:

Vamos escrever o  nome da marca do relógio.
Use a ferramenta Type Tool (T), digite um nome e posicione na parte de cima, para que fique abaixo do ponteiro, lembre do atalho Ctrl\Cmd + [ para descer um nível na pilha de camadas:


Copie e cole a face do relógio novamente no topo dos layers, preencha-o com preto:

Usando a Ellipse Tool (L), desenhe uma elipse acima do nosso anterior objeto como abaixo:

Selecione a elipse e o objeto anterior da face e no pathfinder clique em Minus Front, isso irá subtrair uma porção do objeto anterior:

Em seguida mude o blend mode do atual objeto para Multiply e transparência para 3%:

Vamos ao nosso background.
Desenhe um retângulo, cobrindo o relógio, o tamanho que quiser, e o preencha com um gradiente azul em um ângulo de 45 graus como abaixo:

Duplique seu background e em seguida vá no swatches e escolha um padrão para poder preencher o background duplicado , escolha qualquer um do seu gosto, depois mude seu blend mod para Overlay e sua transparência para 20%, veja como ficou o meu:

Depois da alteração ficou assim, você pode variar a vontade a transparência para destacar melhor o fundo:


Desenhe um círculo em volta do relógio, um grande, preencha o de preto e mude seu blend mode para Multiply e sua transparência para 30%, e o mova para trás dos outros objetos, deixando ele bem posicionado simulando uma sombra:

Vamos tornar nossa sombre realista, vá em Effect -> Blur -> Gaussian Blur e deixe o radius em 30px:


E pronto, nosso relógio está concluido:


Enjoy :)

Fonte: SpoonGraphics

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Transformando o Linksys WRT54G2 V1 em bridge, repetidor

Recuperando partições deletadas

How to install YUM and other rpm packages on VIOs and AIX manually